Projeto Mais Adolescente na Saúde promove Encontro Estadual na ESP/CE

29 de junho de 2015 - 16:09

Seg, 29 de Junho de 2015 16:37
 
 
Na manhã dessa segunda-feira, 29 de junho, no auditório Ciro Gomes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) aconteceu a abertura do Encontro Estadual Fortalecendo Direitos de Adolescentes: “A Caderneta na Agenda Proteger e Cuidar”. Estão reunidos até amanhã, 30 de junho, gestores e profissionais das equipes de saúde da família dos 184 municípios. 
O superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, acolheu os participantes e falou da importância de conscientizar a população entre 10 e 19 anos de idade: “o direto constitucional à saúde é assegurado pelo Estado, mas acima de tudo, a saúde, é algo de direito intransferível  e de responsabilidade de cada cidadão, ou seja, não há como transferir para ninguém o dever de estar saudável” destacou o gestor. 
Um dos principais objetivos do evento é a expansão da oferta e uso da caderneta de saúde do adolescente, elaborada pelo Ministério da Saúde e distribuída entre todos os estados e municípios para servir de apoio num tempo da vida rico em descobertas e mudanças. A adolescência, como está definido no Estatuto da Criança e Adolescente.
 
A Caderneta de Saúde do Adolescente é um documento  que além de dados pessoais, traz dicas de como evitar doenças, destacando que “para curtir a vida e desenvolver todas as capacidades, é preciso ter muita saúde” e que “aprender a cuidar do próprio bem-estar físico, emocional, psicológico, espiritual e social é um dos desafios mais importantes para uma vida saudável”.
 
Na caderneta há o calendário de vacinação, com as vacinas disponíveis para os adolescentes, entre elas a que previne contra a hepatite B. Nas últimas páginas, a caderneta, que tem formato de bolso para facilitar a utilização e a acomodação nas bolsas e mochilas dos adolescentes, há um serviço com informações úteis, incluindo telefones e sites de serviços públicos.
Também estiveram presentes no evento a Assistente Técnica do Programa Adolescente Jovem do Ministério da Saúde, Maria da Guia de Oliveira; a representante do Secretário da Saúde (Sesa), Ana Virgínia Castro da Justa; o Secretário da Saúde de Acarape, Paulo Ricardo Quaresma e a integrante do Projeto Agente de Saúde Adolescente do município de Eusébio, Shauana Suzarte. 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce