Encontro estadual quer ampliar uso da caderneta de saúde do adolescente

23 de junho de 2015 - 09:04

Ter, 23 de Junho de 2015 10:04

 

A saúde dos adolescentes e das adolescentes estará no centro das discussões entre gestores e profissionais das equipes de saúde da família dos 184 municípios nos dias 29 e 30 deste mês de junho, no auditório Ciro Gomes da Escola de Saúde Pública do Ceará, na Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles, em Fortaleza. Nesses dois dias a Secretaria da Saúde do Estado realizará o Encontro Estadual Fortalecendo Direitos de Adolescentes: “a Caderneta na Agenda Proteger e Cuidar”.

 

Um dos principais objetivos é a expansão da oferta e uso da caderneta de saúde do adolescente, elaborada pelo Ministério da Saúde e distribuída entre todos os estados e municípios  para servir de apoio num tempo da vida rico em descobertas e mudanças. A adolescência, como está definido no Estatuto da Criança e Adolescente, é o tempo da vida entre 10 e 19 anos de idade.  

A Caderneta de Saúde do Adolescente e a Caderneta de Saúde da Adolescente são documentos úteis, que além de dados pessoais, trazem dicas de como evitar doenças, destacando que “para curtir a vida e desenvolver todas as capacidades, é preciso ter muita saúde” e que “aprender a cuidar do próprio bem-estar físico, emocional, psicológico, espiritual e social é um dos desafios mais importantes para uma vida saudável”. 

 

Nas cadernetas há  o calendário de vacinação, com as vacinas disponíveis para os adolescentes , entre elas a que previne contra a hepatite B e deve ser tomada em três doses. A segunda dose deve ser um mês após a primeira dose e a terceira dose seis meses após a primeira dose. Nas últimas páginas, as cadernetas,  que têm formato de bolso para facilitar a utilização e a acomodação nas bolsas e mochilas dos adolescentes, há um serviço com informações úteis, incluindo telefones e sites de serviços públicos.

 

Programação  

   
O Encontro Estadual Fortalecendo  Direitos de Adolescentes: a Caderneta na Agenda Proteger e Cuidar, que é resultado de uma série de oficinas já promovidas em diversas regiões e municípios, começará às 8h30min do dia 29. A saúde do adolescente e da adolescente será discutida em mesas redondas e painéis, com a participação de especialistas do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado e das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES da Sesa).  A assessora técnica da área do adolescente do Ministério da Saúde, Maria da Guia de Oliveira, participará do encontro.  

  
Fonte : Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (selma.oliveira@saude.ce.gov.br  / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce