Pioneirismo: ESP/CE realiza formatura da primeira turma de Técnicos em Vigilância em Saúde do CE

22 de maio de 2015 - 14:16

Sex, 22 de Maio de 2015 15:36 
 
Aconteceu na noite de ontem, 21 de maio, a Solenidade de Formatura da primeira turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde da Diretoria de Educação Profissional (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

O Curso Técnico em Vigilância em Saúde da ESP/CE teve início em outubro de 2012 como parte da Política Nacional de Educação Permanente e do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) do Ministério da Saúde. No total, 28 estudantes trabalhadores do SUS dos municípios de Fortaleza, Quixeramobim, Horizonte e da Secretaria da Saúde do Estado colaram grau. No Ceará, a ESP/CE é a responsável pela formação da primeira turma de Técnicos em Vigilância em Saúde.

Na ocasião, o Superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, ressaltou a importância do papel do Técnico em Vigilância em Saúde e enfatizou o pioneirismo da ESP/CE na iniciativa dessa formação: “lembrem-se que o primeiro sempre é lembrado. Agora é só dar sequência ao trabalho, que dá o primeiro passo nessa solenidade. Vocês estão entrando de forma gloriosa para história da saúde do nosso Estado”, disse o gestor.

 

Com carga horária de 1.800 horas, distribuídas em 1.200 horas teórico-prática (com períodos de concentração e dispersão) e 600 horas de estágio supervisionado, que aconteceu ao final de cada módulo, o Curso tem por objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, para atuação na área de vigilância em saúde, englobando as vigilâncias epidemiológica, sanitária, de meio ambiente e da saúde do trabalhador.

Atualmente, o Curso acontece em três municípios cearenses: Aracati (32 alunos), Quixadá (26 alunos), Senador Pompeu (23 alunos). As turmas são formadas por trabalhadores do SUS que atuam nos municípios que fazem parte dessas regiões de saúde.

Estiveram presentes no evento o Superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa; representando a Secretaria da Saúde do Município, Nélio Batista; representando a Dieps, a Assessora Técnica Wilma Lins; a Coordenadora da Vigilância em Saúde do município de Horizonte, Geovanna Sales; a Supervisora do Núcleo de Controle de Vetores do Estado (Nuvet), Roberta de Paula Oliveira; e a Coordenadora do Técnico em Vigilância em Saúde da ESP/CE, Roberta Diniz.

 

Educação Profissional da ESP/CE

Na área da Formação Profissional Técnica, a ESP/CE já formou mais de 30 mil profissionais de nível médio, com a oferta diversificada de cursos técnicos, que qualificam os trabalhadores no campo do cuidado e do apoio ao diagnóstico.

Em 2014, foram formados pela Diretoria de Educação Profissional da ESP/CE 54 técnicos em Saúde Bucal, 17 em Radiologia, 15 em Hemotarapia, 20 em Análises Clínicas, 16 em Citopatologia e 140 em Enfermagem. Dessa forma, a Dieps vem confirmando sua missão que é desenvolver programas de formação e educação permanente para trabalhadores do SUS e da comunidade em nível de educação de nível médio, bem como pesquisa e extensão, a partir das necessidades sociais do SUS, integrando as redes colaborativas e fortalecendo o sistema saúde escola.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce