Curso Técnico em Vigilância em Saúde inicia atividades de estágio

18 de maio de 2015 - 10:56

Seg, 18 de Maio de 2015 11:46

Os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde do município de Quixadá, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciaram na última segunda-feira o estágio curricular obrigatório.

O estágio será realizado em três etapas. Na primeira, as atividades serão voltadas para os sistemas de informação em saúde e vigilância epidemiológica nas esferas de gestão municipal e estadual. As atividades do estágio acontecem nos diversos serviços de saúde dos municípios de Banabuiú, Choró, Quixadá e Quixeramobim sendo as Secretarias Municipais de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (USBs), Hospital Municipal e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). No Estado, as atividades são realizadas na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES).

Jadson Franco, Supervisor de Formação do Curso destaca que “a realização das atividades só está sendo possível em virtude da parceria com a gestão municipal e com a Coordenadoria de Saúde, o que possibilita uma ampla compreensão das práticas do fazer vigilância epidemiologia e análise da situação de saúde a partir dos indicadores”. O supervisor destaca ainda que a formação implicará na estruturação das vigilâncias em saúde no território.

O Curso de Técnico em Vigilância em Saúde possui uma carga horária de 1.800 horas, distribuídas em 1.200 horas teórico-práticas e 600 horas de Estágio Supervisionado, que são realizados em períodos de concentração e dispersão. Essa formação é voltada para os profissionais de nível médio que atuam no campo das vigilâncias em saúde, nas Secretarias Municipais e trabalhadores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

O Curso Técnico em Vigilância em Saúde da ESP/CE objetiva formar profissionais técnicos de nível médio, para atuação na área de vigilância em saúde, observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a fim de contribuir com a excelência da atenção à saúde e melhoria da qualidade de vida da população cearense.

Participam do Curso profissionais que já atuam nos diversos serviços da Rede SUS nos municípios, o que garante um olhar multiprofissional para a formação. O Curso é realizado nas cidades de Senador Pompeu e Quixadá, mas abrange os alunos dos municípios vizinhos. São eles: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga, Ibaretama, Choró, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca e Milhã.

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce