Superintendente da ESP/CE participa de Seminário sobre Medicina de Família e Comunidade

20 de abril de 2015 - 07:37

Seg, 20 de Abril de 2015 08:37 
 

Na última sexta-feira, dia 17 de abril, aconteceu no auditório Waldir Arcoverde da Sesa o Seminário sobre Medicina de Família e Comunidade. Estiveram presentes na condução do evento o Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Salustiano Pessoa, e o Diretor de Pós-Graduação da ESP/CE, Marco Túlio Aguiar.
Atualmente a ESP/CE oferta o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade nos municípios de Fortaleza e Iguatu. O programa conta com um corpo de preceptores qualificados e com experiência na APS e as unidades escolhidas para recebê-lo possuem estruturas adequadas para o treinamento em serviço.

Saiba Mais

A especialidade “Medicina de Família e Comunidade em Rede” tem como característica atuar no primeiro nível de atenção do sistema de saúde e possui o potencial de dar resolutividade a 80% dos casos que até ela chegam.

O Médico de Família e Comunidade (MFC) deve ter um vínculo com seus pacientes antes mesmo deles adoecerem, devendo ser o primeiro médico a ser consultado. Neste campo de atuação não existe dicotomia entre prevenção e cura.

Na prática o Médico de Família e Comunidade pode aprimorar-se de ferramentas como: o método clinico centrado na pessoa, visita domiciliar, demora permitida, genograma, PRACTICE, FIRO, longitudinalidade, abordagem familiar, abordagem comunitária e terapia de resolução de problemas é uma das tarefas do MFC. A gestão, a docência e cuidados paliativos são campos de estudos da MFC.

Além disso, cuidar das pessoas, participar intensamente da vida delas, faz da especialidade uma oportunidade de conhecer ainda mais o ser humano.

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce