Alunos do Curso Técnico de Vigilância em Saúde fazem visita técnica nas margens do Rio Banabuiú

24 de março de 2015 - 12:44

Ter, 24 de Março de 2015 08:44

Os alunos do Curso Técnico de Vigilância em Saúde de Senador Pompeu, da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), fizeram uma visita técnica para avaliar a existência de contaminantes ambientais nas margens do rio Banabuiú.

Esta visita faz parte da Unidade Didática de Noções de Microbiologia e Toxicologia Ambiental do Curso que acontece no município de Senador Pompeu.

“Esta foi uma oportunidade única dos alunos conhecerem esse ecossistema, as interferências humanas e as presenças de agentes químicos tóxicos e, com posse nestes dados, os mesmos devem elaborar um relatório com todos os dados observados e realizar uma análise crítica da ação do homem na degradação do meio ambiente e os seus reflexos na comunidade. Além disso, devem dar sugestões sobre ações corretivas e de prevenção do meio ambiente que poderão ser desenvolvidas com os gestores municipais e a própria população”, conta a Supervisora Pedagógica das turma descentralizadas do Curso, Francilete Viana Gomes.

Para Ricardo Luiz da Costa, alunos do curso e servidor da Vigilância Sanitária de Senador Pompeu, a visita “foi muito boa, apesar de conhecer um pouco os problemas do rio, aprendemos muita coisa. Por exemplo, não sabíamos os poluentes que eram jogados rio e nas bocas de lobo, trazendo maiores danos. Hoje temos esse conhecimento”, conta o aluno/ trabalhador.

O curso é realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Fortaleza.

Saiba mais sobre o Curso Técnico de Vigilância em Saúde

O Curso é voltado para os profissionais de nível médio que atuam no campo das vigilâncias em saúde, nas secretarias municipais e nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Possui duas turmas sediadas em Quixadá e Senador Pompeu, abrangendo os alunos dos municípios vizinhos, como: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga, Ibaretama, Choró, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca e Milhã.

Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce