ESP/CE e Cerest lançam curso Multiprofissional em Saúde do Trabalhador

20 de março de 2015 - 07:44

Sex, 20 de Março de 2015 10:44 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde, e o Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest) lançam o Curso de Atualização Multiprofissional em Saúde do Trabalhador. A iniciativa tem como finalidade capacitar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizarem diagnóstico, notificação, tratamento, reabilitação, prevenção e promoção de ações relacionadas aos agravos de LER/DORT, PAIR e Dermatose Ocupacional, com base no Protocolo específico do Ministério da Saúde, tendo em vista o fortalecimento da Atenção Integral a Saúde do Trabalhador no Ceará.

 

Serão ofertadas 60 vagas para profissionais de nível superior do SUS, destinadas prioritariamente para os que integram equipes dos Cerest’s, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Policlínicas e Centros de especialidades que atuam nos municípios que pertencem a área de abrangência dos Cerest’s Fortaleza e Horizonte. O trabalhador deverá apresentar Carta de Liberação do Gestor. 

 

Com carga horária total de 100h/a, o curso acontecerá em quatro módulos organizados que enfocarão os temas Introdutório em Saúde do Trabalhador, Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (LER/DORT), Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) e Dermatose Ocupacional. O início das atividades está previsto para o dia 22 de abril.

Inscrições

 
As inscrições para a seleção do Curso só estarão disponibilizadas no site da ESP/CE (www.esp.ce.gov.br), no período de 1 a 7 de abril, para os interessados em atualizar competências profissionais para uma atuação efetiva na atenção integral à Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS, por meio da proposição de estratégias metodológicas pautadas nos princípios da educação permanente em saúde, que propiciem uma aprendizagem significativa e uma possibilidade de transformação das práticas profissionais. Haverá seleção se a demanda for maior que a oferta. A previsão de resultado da seleção é para o dia 10 de abril e matrícula nos dias 13 a 17 de abril.

 

Área de abrangência Cerest Fortaleza:
Acarape, Amontada, Apuiarés, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caucaia, Fortaleza, General Sampaio, Guaiúba, Guaramiranga, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Miraíma, Mulungu, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Área de abrangência Cerest Horizonte:
Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Horizonte, Ocara, Pacajus e Pindoretama.

 

Mais informações com a coordenação do curso pelo fone 3101.1405.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (  ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce