ESP/CE realiza cerimônia de formatura do Curso Técnico em Saúde Bucal

29 de dezembro de 2014 - 07:49

 
 
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou, nesta sexta-feira (19/12), a cerimônia de formatura dos 55 alunos do Curso Técnico em Saúde Bucal.
O evento teve início às 18 horas no auditório da ESP/CE e contou a presença de amigos e familiares dos formandos, além de autoridades da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da rede de saúde do Estado.
A representante da superintendente da ESP/CE, Dra. Isabel Cristina, fez a abertura da cerimônia e salientou a importância da formação técnica para a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS): “A ESP/CE se orgulha muito de todos vocês e eu sou testemunha viva disso, pois fiz parte da discussão da criação desta escola há 21 anos. Ela é a semente do ideal do SUS. Continuem estudando, porque trabalhamos com vidas, diariamente, e a responsabilidade é grande. É com muita satisfação, com muito orgulho que a ESP/CE vê hoje frutos do que foi idealizado há 21 anos”, afirmou a gestora.
Na ocasião, a diretora de Educação Profissional da ESP/CE, Dra. Ondina Canuto, destacou o orgulho que ESP/CE sente com mais essa formação. “essa noite nós estamos vivendo um ritual, depois de quase dois anos, nos encontramos para celebrar. A escola fez questão de preparar essa noite porque vocês merecem. Nós queremos dizer, publicamente, que vocês estão diplomadas como Técnicas em Saúde Bucal pela ESP/CE. Vocês chegaram hoje, vestiram a beca, fizeram um juramente belíssimo se comprometendo com a profissão de vocês, com a qualidade do SUS, com a humanização, com a ética e é isso que a gente espera de vocês”, disse a Diretora.
Para Elis Regina, coordenadora do Curso Técnico em Saúde Bucal, o momento é de muita emoção. “A cada um de vocês meu reconhecimento e gratidão. Reconhecimento porque com vocês aprendi muito com a individualidade de cada uma. E gratidão por tudo, hoje certamente sou alguém melhor. Espero que vislumbrem, com otimismo, o mundo que abre as portas para quem sabe onde quer ir. A partir de agora cada uma seguirá o seu caminho. Lembrem-se sempre do que aqui aprenderam, sigam em frente e sejam felizes. Por fim, registro minha alegria enquanto coordenadora desse curso por ter contribuído nesse processo de formação que sem dúvidas refletirá na qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde. Celebremos Juntos. A caminhada continua”, falou a coordenadora.
Representando os formandos, a técnica em Saúde Bucal, Francilene de Andrade Sousa, em sua oratória, destacou: “hoje comemoramos nossa conquista, pois todos os formandos aqui presentes tem uma história de luta, de conquista e muita dedicação. O mercado de trabalho exige, e muito, de uma técnica em Saúde Bucal e nós estamos aqui, totalmente disponíveis. Fomos formadas, lapidadas pela ESP/CE e pelos melhores profissionais que poderiam ser encontrados. Vamos fazer a diferença e contribuir com a qualidade dos serviços e dos sistemas de saúde, destacando a promoção e prevenção de saúde do ser humano e trabalhar pela melhoria do SUS”.
 
 
Na área da Formação Profissional Técnica de Nível Médio, a Escola de Saúde Pública do Ceará vem fortalecendo sua missão, com a oferta diversificada de cursos técnicos, que qualificam os trabalhadores no campo do cuidado e do apoio ao diagnóstico. Já são mais de 30 mil profissionais, de Nível Médio, formados; desses, 298 em Saúde Bucal que passaram pela Escola de Saúde Pública, contribuindo para aprimorar suas atividades profissionais.
Esse curso faz parte da Política Nacional de Educação Permanente e do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), do Ministério da Saúde, com realização da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará (SESA).
 
 
Estiveram presentes no evento, por parte da Escola de Saúde Pública do Ceará: a representante da Superintendente, Dra. Isabel Cristina Cavalcanti; a Diretora de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Dra. Ondina Maria Chagas Canuto; a Diretora Administrativo-financeiro, Chayanne Matos; a Assessora Técnica, Wilma Lins. Como, também, Janaína Rocha de Sousa, Assessora Técnica da Coordenação da Saúde Bucal do Município Fortaleza e Adriana Ferreira de Meneses, representando a coordenadora do Núcleo de Atenção a Saúde Bucal.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE