ESP/CE realiza Cerimônia de Formatura para 140 alunos do Curso Técnico em Enfermagem

3 de dezembro de 2014 - 11:57

 
 
Nesta sexta-­feira (28/11), os 140 alunos do Curso Técnico em Enfermagem concluíram mais uma importante etapa em sua vida profissional, a formação em nível técnico.
A Cerimônia teve início às 18 horas, na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, e contou a presença de amigos e familiares dos formandos, além de autoridades da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da rede de saúde do Estado.
A Dra. Ivana Barreto, superintende da ESP/CE, fez a abertura da cerimônia e salientou a importância do momento para os formandos e para todos que fazem a Escola: “Sabemos de todos os esforços que cada um fez para estar aqui, por isso tanta alegria. Mas esse é apenas o ponto de partida, pois nós ainda temos muito a conquistar. Foi só o início. Pensando na perspectiva da educação permanente, para que vocês possam continuar na caminhada, a ESP/CE oferece cursos pós-­técnicos, uma especialização técnica. E, para finalizar, quero agradecer a Deus, por estar aqui comemorando com vocês esse grande momento e de ter acompanhado todo o processo de formação”, afirmou a gestora.
Na ocasião, a diretora de Educação Profissional da ESP/CE, Dra. Ondina Canuto, destacou o desafio de cada aluno para concluir o Curso Técnico. “A gente sabe como foi desafiador para vocês cumprirem mais essa etapa. A gente sabe da luta dos profissionais de Enfermagem, com seus plantões. Mas, também, foi um desafio para a equipe da Dieps, administrar todos esse processo do tempo de vocês, para que nós pudéssemos estar aqui hoje. Gostaria de pedir a vocês um compromisso. Peço que, a partir dessa formação, vocês possam cada vez mais se comprometerem com o Sistema Único de Saúde (SUS), que é um sistema que a gente aposta, que ele pode ser melhor, à medida que a gente faz um trabalho melhor. Que vocês possam acolher com qualidade, com humanização, todas aquelas pessoas que no dia-­a-­dia precisam da atenção de vocês, para ter a solução da sua situação de saúde. Desejo sucesso e conto com vocês para que a gente possa, cada vez mais, qualificar o SUS no nosso estado”, disse a Diretora.
Para Ana Virgínia, coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, o momento é de muita emoção, de festividade. “Minhas palavras misturam alegria, gratidão e celebração. Vocês celebram hoje não apenas a conclusão de um curso, mas uma história que durou um ano e quatro meses. No decorrer do curso, as experiências foram se somando e o conhecimento de vocês, nas mais diversas dimensões, foi se tornando visível aos outros, que tiveram a alegria de compartilhar dessa batalha. Os desafios nos ensinam a olhar para além do que os olhos veem, a sentir a importância de nosso papel na sociedade atual para que possamos exercer essa profissão com responsabilidade e humanidade, com ética e serenidade”, falou a coordenadora.
Receberam formação de nível técnico, os auxiliares em Enfermagem dos Hospitais: Infantil Albert Sabin; Waldemar de Alcântara; Geral Dr. César Cals; Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana); Hospital Geral de Fortaleza; Hospital São José; Centro de Saúde Escola Meireles;Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará.
 
 
Representando os formandos, a técnica em Enfermagem, Maria Aparecida Feitosa da Costa, da turma do Hospital Geral Dr. César Cals, em sua oratória, destacou: “Quero que as pessoas, aqui presentes, saibam que cada um dos concludentes tem histórias de luta, de força, de perseverança e de coragem. Eu poderia enumerar uma série de qualidades que cada um possui, mas quero deixar o amor que há dentro de cada um de nós. Amor pelo próximo, amor em forma de companheirismo, de amizade. Um amor que por provações, por difíceis tomadas de decisões, por percas e ganhos durante essa trajetória. Estamos felizes por termos conseguido atingir essa meta, por estarmos recebendo este diploma tão desejado, que veio, para muitos de nós, após tantos anos de sonho”.
Na área da Formacao Profissional Técnica de Nível Médio, a Escola de Saúde Pública vem fortalecendo sua missão, com a oferta diversificada de cursos técnicos, que qualificam os trabalhadores no campo do cuidado e do apoio ao diagnóstico. Já são mais de 30 mil profissionais, de Nível Médio, formados; desses, 508 em Enfermagem, que passaram pela Escola de Saúde Pública, contribuindo para aprimorar suas atividades profissionais.
Esse curso faz parte da Política Nacional de Educação Permanente e do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), do Ministério da Saúde, com realização da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará (SESA).
 
 
Equipe da Dieps
 
 
Estiveram presentes no evento, por parte da Escola de Saúde Pública do Ceará: a Superintendente, Dra. Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto; a Diretora de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Dra. Ondina Maria Chagas Canuto; a Diretora Administrativo­financeiro, Chayanne Matos; a Assessora Técnica, Wilma Lins. Como, também, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, Dra. Celiane Maria Lopes Muniz; o Diretor do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana), Dr. Ernani Ximenes Rodrigues; a Diretora Administrativo­Financeira do Hospital Geral de Fortaleza, Dra. Izabel Tomás Dias; Coordenadora do Centro de Estudos do Hospital Geral Dr. César Cals, Solange Paiva; o Enfermeiro chefe do Hospital de Saúde Mental Prof. Frota Pinto, Dr. Elizon Amorim; a Enfermeira da Gestão de Pessoas do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Ana Carmem Maranhão; a Coordenadora de Enfermagem do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Dra. Celina Saraiva; e a Coordenadora de Enfermagem do Hospital Infantil Dr. Albert Sabin (HIAS), Maria Daura Porto.
 
Saiba mais sobre o Curso Técnico em Enfermagem oferecido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
  

 
O curso é ofertado para auxiliares de Enfermagem que atuam no SUS; tem carga horária de 1.200 horas, entre teórico­práticas e estágio supervisionado. Este é realizado nas Unidades Básicas de Saúde, UPA, Policlínicas e CAPS, sob a orientação de enfermeiros selecionados pela ESP/CE.
 
Este curso tem como objetivo formar profissionais técnicos em Enfermagem para atuarem em todos os níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação, relacionadas ao processo saúde­doença, prestando cuidados de Enfermagem, atendendo às necessidades de saúde dos pacientes clínicos, cirúrgicos e da comunidade em todas as faixas etárias.
Para participar do Curso Técnico em Enfermagem, os alunos precisam preencher alguns requisitos, como: ser trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS); ter liberação do gestor da instituição de saúde a que é vinculado; ser auxiliar de Enfermagem; e ter concluído o Ensino Médio.
 
 
 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce