EVIPNet Brasil lança curso online de Políticas Informadas por Evidências

28 de novembro de 2014 - 16:29

Sex, 28 de Novembro de 2014 15:59 

 

De 2 à 4 de dezembro acontece, na Escola de Saúde Pública do Ceará, a Oficina de Implantação do Núcleo de Evidências da ESP/CE.

 

A Rede de Políticas Informadas por Evidências (Evidence-Informed Policy Network) – EVIPNet – é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), com vistas ao uso apropriado de evidências científicas no desenvolvimento e implementação das políticas para a saúde. Essa iniciativa proporciona o intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil, facilitando formulação e a implantação de políticas, e a gestão dos serviços e sistemas de saúde informados por evidências científicas.

No Brasil, a OMS apresenta-se como a organização Panamericana de Saúde (OPAS), a rede é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. A EVIPNet Brasil vem implantando e capacitando Núcleos de Evidências (NEv) para contribuir com o uso das melhores evidências científicas na elaboração, implantação e monitoramento de políticas nos diferentes níveis da organização pública. Os profissionais que trabalham nos NEv são capacitados para utilizar a ferramenta SUPPORT para políticas informadas por evidências.

O Objetivo Geral da Rede EVIPNet é estabelecer mecanismos para facilitar a utilização de produção científica na formulação e implementação de políticas de saúde. E no Brasil a EVIPNet tem como principais objetivos a institucionalização do conhecimento científico nos processos de tomada de decisão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); o desenvolvimento de métodos e estratégias inovadoras na gestão da saúde; a tradução do conhecimento para elaboração de políticas de saúde; e cooperação técnica entre os países participantes da rede.

 

Programação

 

02 de dezembro de 2014
Manhã – Abertura
Apresentações da EVIPNet
Inauguração do Núcleo de Evidência (Nev) da Escola de Saúde Pública (ESP)
Inauguração do Núcleo de Evidência (Nev) da Universidade Regional do Cariri (URCA)
Auditório Ciro Gomes (aberto ao público e convidados)
Tarde – Oficina
Capacitação na ferramenta SUPPORT
(somente para os inscritos)

03 de dezembro de 2014
Manhã – Oficina
Capacitação na ferramenta SUPPORT (continuação)
Tarde – Oficina
Capacitação na ferramenta SUPPORT (continuação)

04 de dezembro de 2014
Manhã – Oficina
Capacitação na ferramenta SUPPORT (continuação)
Encerramento

Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
Av. Antonio Justa, 3161 CEP: 60165-090 / Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3101.1406 

 

Para mais informações, acesse http://www.aulas.cvspbrasil.fiocruz.br

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce