RIS-ESP/CE: Edital para terceira turma será lançado em breve

27 de novembro de 2014 - 11:47

Qui, 27 de Novembro de 2014 11:17

A Escola de Saúde Publica do Ceará (ESP/CE) anuncia que nos próximos dias de dezembro será publicado o Edital regulador referente ao processo seletivo da terceira Turma da Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE).

A RIS-ESP/CE, coordenada pela Professora Amanda Cavalcante Frota, é constituída por dois componentes, o Comunitário e o Hospitalar. O componente Comunitário é composto pelas ênfases Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva, e o componente Hospitalar é composto pelas ênfases Cancerologia, Cardiopneumologia, Infectologia, Enfermagem Obstétrica, Neonatologia, Neurologia e Neurocirurgia, Pediatria, Urgência e Emergência.

Para o Componente Comunitário as vagas estão distribuídas em 39 cenários de lotação/prática:

ÊNFASE

SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

SAÚDE MENTAL COLETIVA

SAÚDE COLETIVA

INSTITUIÇÃO EXECUTORA

Municípios: Acopiara, Aracati, Arneiroz, Brejo Santo, Canindé, Crateús, Eusébio, Horizonte, Icapuí, Iguatu, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, Quixeramobim, Reriutuba,Tabuleiro, Taúa

Municípios: Acopiara, Brejo Santo, Canindé, Crateús, Eusébio, Icapuí, Maranguape, Taúa

22 Coordenadorias Regionais de Saúde

Para o Componente Hospitalar, as vagas estão distribuídas em 7 hospitais da capital Fortaleza:

ÊNFASE

INSTITUIÇÃO EXECUTORA

CANCEROLOGIA

Instituto do Câncer do Ceará – ICC

CARDIOPNEUMOLOGIA

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – HM

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Hospital Geral César Cals – HGCC

INFECTOLOGIA

Hospital São José de Doenças Infecciosas – HSJ

NEONATOLOGIA

Hospital Geral César Cals – HGCC

NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA

Hospital Geral de Fortaleza – HGF

PEDIATRIA

Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Instituto Dr. José Frota – IJF

Serão 327 vagas ofertadas, sendo 129 para o Componente Hospitalar e 198 para o Componente Comunitário, distribuídas entre as 13 profissões da saúde, a citar: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

O processo seletivo constará de três etapas: prova objetiva (eliminatória e classificatória), análise curricular (classificatória) e prova prática (eliminatória e classificatória).

A carga horária da RIS-ESP/CE é de 60h semanais, distribuídas em atividades práticas (80%) e teóricas (20%) ao longo de, no mínimo, 24 meses. É exigida do profissional-residente dedicação exclusiva pelo período de curso da RIS-ESP/CE. Durante este período, o residente é beneficiado mensalmente com uma bolsa de educação pelo trabalho no valor de R$ 2.976, 26, fornecida pelo Programa Nacional de Bolsas do Ministério da Saúde.

As aulas e atividades da 3ª turma da RIS-ESP/CE iniciarão em 02 de março de 2015 e por todo o mês de março os profissionais-residentes participarão do processo formativo de imersão na Residência, a acontecer na cidade de Fortaleza.

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce