ESP/CE realiza cerimônia de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento para Agentes de Endemias

26 de novembro de 2014 - 11:32

Nesta sexta-feira (21/11/2014) a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) realizou a cerimônia de encerramento do curso de aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde para Agentes de Combate às Endemias e demais Agentes que atuam na Vigilância em Saúde.
O curso qualificou 120 profissionais, especialmente os Agentes de Combate às Endemias que atuam como supervisores no município de Fortaleza, objetivando a promoção de ações de vigilância, na prevenção e controle de doenças, fortalecendo ações de combate às endemias relacionadas ao controle ambiental e à Zoonose.
Na ocasião cada uma das 4 turmas concludentes apresentou seus trabalhos de conclusão de curso, em forma de Paródia, vídeo e cordel.
“Hoje é o dia de celebrar a conquista de vocês e porque não dizer da Escola de Saúde Pública também. Faz tempo que a gente “paquera” com vocês, os Agentes de Combate às Endemias. Conversamos muito com os técnicos das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Fortaleza sobre esse curso. A gente sabe que essa também é uma das lutas de vocês e juntos conseguimos concluir hoje 4 turmas, com mais 4 em desenvolvimento. Para nós, da Escola, é muita satisfação podermos ter hoje 120 alunos concluindo este aperfeiçoamento, com competências desenvolvidas para estarem à frente dos territórios, no campo das endemias, fortalecendo as ações do SUS”, diz Ondina Canuto, Diretora de Educação Profissional em Saúde.
A Coordenadora do curso, Roberta Câncio, falou um pouco sobre os momentos vividos nos 4 meses de curso. “Quero parabenizar a todos por esse momento, por todos esses meses que nós estivemos juntos, entre tantas idas e vindas, enfrentando as dificuldades do dia a dia. Nós acreditamos no trabalho de vocês. A gente acredita na Escola de Saúde Pública, a gente acredita no trabalho de território, a gente acredita no trabalho que vocês fazem. Se nós não acreditássemos não estaríamos aqui, nesta formação, orgulhosas e agradecidas por tantos momentos e conquistas ”, fala.

Na foto as facilitadoras: Francilete Viana, Renata Antunes, Nayane Lourenço e a Supervisora do Curso, Camila Mascarenhas.

Estiveram presentes, além dos alunos concludentes: a Diretora de Educação Profissional em Saúde, Ondina Canuto; a Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento de Combate às Endemias, Roberta Diniz; o responsável pelas atividades de campo dos Agentes e Supervisores de Combate às Endemias, Carlos Alberto dos Santos; representando a Diretoria de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Bárbara Rebouças; a Coordenadora do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP/CE, Dra. Olga Alencar; o Coordenador da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos do Município de Fortaleza, Dr. Nélio Batista de Moraes; demais gestores do municipio na área de Vigilância em Saúde,  além de toda a equipe da Dieps.
Depoimento dos alunos:
– Paulo Cézar Furtado Camelo
“Obrigada Escola de Saúde Pública, nós ansiamos muito por esse curso. Hoje podemos observar, olhando para o semblante de todos, a satisfação de estar aqui hoje, porque todos foram contemplados nos seus anseios, naquilo que precisavam. Me emociona muito ver o cuidado que a ESP teve com minha categoria, minha classe, escolhendo os melhores profissionais para estarem conosco, na sala de aula, nos passando conhecimento. Que agora, nós possamos estar dentro do território, colocando em prática tudo aquilo que nos aprendemos”.
– George José Alvez Pereira
“Gostaria de primeiro agradecer a Deus pela força e coragem que nos deu de chegarmos até aqui. Encontramos ao longo dessa nossa caminhada valores que os quais jamais esqueceremos, como a importância de aprender e ensinar reciprocamente, discutir ideias e formular novos conceitos. Conhecimentos esses que nós adquirimos e que nos instrumentalizará a atuar na vida como agentes de mudança e responsabilizarmos pelos rumos que nossa sociedade poderá tomar. Continuamos o desafio sempre compromissados com nosso estado.”
Conheça mais sobre o Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde para Agentes de Combate às Endemias (ACE) e demais profissionais que atuam na Vigilância

É uma formação voltada aos profissionais de nível médio que atuam no campo das vigilâncias em saúde, especialmente os ACE. É composto de 168 horas de momentos teóricos/práticos e 12h de atividades externas (multiplicação junto aos colegas no território de práticas), distribuídos em 4 módulos: Organização do SUS e o trabalho do Agente de Combate às Endemias, Vigilância em Saúde, Saúde do Trabalhador e Controle Químico e Programas e Ações para prevenção e Controle de Endemias. O curso tem uma carga horária total de 180 horas.
Para realizar este curso a ESP/CE conta com a parceria do Ministério da Saúde (MS), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.