Nova unidade da Especialização em Vigilância e Controle de Endemias

20 de novembro de 2014 - 10:22

Qui, 20 de Novembro de 2014 10:22 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através do Centro de Educação Permanente e Vigilância em Saúde (Cevig), promoverá, no período de 26 a 28 deste mês, mais uma unidade temática do Curso de Especialização em Vigilância e Controle de Endemias. A capacitação tem a parceria do Núcleo de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde do Ceará.

A nova unidade irá abordar a Esquistossomose Mansoni. A esquistossomose existe no Ceará desde 1929, mas, atualmente o agravo é trabalhado de forma rotineira em alguns municípios de três regiões do Ceará: região do Cariri, Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba, além das áreas rotineiramente trabalhadas pelo Programa de Controle da Esquistossomose – PCE. Novos inquéritos estão sendo realizados nas áreas que apresentam casos suspeitos e fatores ambientais que contribuem fortemente para  transmissão de casos.

 

Na perspectiva de fortalecer a vigilância do agravo no Ceará, este módulo desta especialização apresenta as ações pilares de  coproscopia e malacologia que são essenciais para investigação de novos casos e detecção de novas áreas de risco. Além destas medidas, o módulo focaliza o processo de investigação epidemiológica, educação em saúde, fatores ambientais e o sistema informação SISPCE para a análise dos dados.

 

O Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde da ESP/CE espera, no final deste módulo, proporcionar aos participantes uma visão interdisciplinar de todos os níveis de atenção em saúde que devem estar envolvidos para o fortalecimento das ações de vigilância para esquistossomose. A intenção, também, é fazê-los compreender a função dos profissionais em cada nível de atenção e o papel da sociedade como setor potencial que deve ser trabalhado no eixo de educação em saúde para transformação da realidade local.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce