ESP/CE participa do Seminário Nacional da RET-SUS em Belém-PA

13 de novembro de 2014 - 07:19

 
De 28 a 31 de outubro, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), participou, em Belém – PA, do Seminário Nacional da Rede de Escolas Técnicas do SUS – RET-SUS, que aconteceu dentro do 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem.
O 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), destacou-se pelo foco dado ao protagonismo da Enfermagem na atenção à saúde, reunindo cerca de 3,5 mil participantes, entre eles a Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem da ESP/CE, Ana Virgínia Evangelista.
Participaram do I Seminário da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS) alunos, facilitadores e gestores das 40 Escolas Técnicas do SUS que compõem a RET-SUS. Representando a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE): a Diretora de Educação Profissional em Saúde, Ondina Canuto; a Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, Ana Virgínia Evangelista; a Coordenadora do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS), Roberta Diniz; a Assessora Pedagógica, Wilma Lins; e o aluno/trabalhador do CTVS – turma de Fortaleza, Josimar Mendes.
Os principais objetivos do I Seminário foram discutir os eixos orientadores das Escolas Técnicas do SUS e contribuir com reflexões acerca da metodologia aplicada no processo de aprendizagem dos trabalhadores/alunos no âmbito do SUS.
Dentro do I Seminário, aconteceu, também, a I Mostra Nacional de Saberes da Educação Profissional em Saúde (MNSEPS). O propósito desse evento foi dar visibilidade aos processos formativos e de qualificação da força de trabalho de nível médio para saúde, com os quais trabalhadores/alunos e docentes das Escolas são protagonistas dos processos emancipadores e transformadores das práticas, voltadas aos cuidados prestados no âmbito do SUS.
A ESP-CE realizou em outubro passado a terceira edição de sua Mostra de Saberes da Educação profissional, envolvendo gestores dos serviços de saúde, colaboradores da ESP e alunos/trabalhadores dos cursos técnicos que estão em andamento, com o objetivo de dar visibilidade e valorizar a formação profissional técnica no Ceará.
O Seminário
 
 
Na terça-feira, 28 de outubro: abertura e credenciamento.
Na quarta-feira, 29 de outubro, o aluno Itamar Mendes, apresentou o trabalho, Técnico em Vigilância em Saúde: uma porta para a intersetorialidade, trazendo a experiência de uma apresentação teatral, com autoria dos alunos/profissionais: Josimar Sousa Maciel, Glayson Melo, Itamar Mendes, Aliene Gonçalves, Sérgio Euclides e Onilson Ferreira, demonstrando os diversos campos de atuação do técnico em vigilância em saúde.
A Diretora, Ondina Canuto, participou de várias mesas redondas, como: “Informação e Comunicação na RET-SUS: Papel dos Portais e Repositórios de Conteúdos”, na terça-feira (28/10); “Brasil Profissionalizado, PRONATEC e E-TEC”, na quarta-feira (29/10), relatando a experiência da ESP/CE no E-TEC com a oferta dos dois cursos Técnicos semipresenciais: Enfermagem e Saúde Bucal; e da Roda “Conversando sobre Caminhos do Cuidado – experiências exitosas”, contando a experiência da ESP/CE.
Wilma Lins, Assessora Pedagógica da ESP/CE, participou, nos dias 29 e 30 de outubro, da Oficina “Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez na formação técnica no âmbito da RET-SUS”, ministrada pela professora e doutora Neusi Aparecida Navas Berbel.
No último dia, 31/11, os Diretores das Escolas Técnicas do SUS participaram da Discussão sobre os eixos norteadores dos processos de formação e qualificação profissional: na Gestão Administrativa e Pedagógica, na metodologia, na tecnologia, na Comunicação, nas Relações Institucionais (PRONATEC e E-TEC) e nas Referências Curriculares.
Dentro da programação do 66º CBEn, foi apresentada uma Comunicação Coordenada, de autoria de Ondina Canuto, Ana Virgínia Evangelista, Milena Barboza, Patricia Elizabeth da Silva e Andrea Serpa, Isabelle Sombra, intitulada: Integrando Ensino-Serviço na Formação Profissional Técnica em Enfermagem.
Saiba mais sobre a Mostra de Saberes de Educação Profissional em Saúde
No início de outubro, aconteceu na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a III Mostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde (Dieps), envolvendo os alunos/profissionais dos sete (7) cursos técnicos em andamento: Agente Comunitário de Saúde, Apoio ao Acolhimento em Saúde, Atendimento Pré-Hospitalar, Enfermagem, Prótese Dentária, Saúde Bucal, Vigilância em Saúde e do Projeto Caminhos do Cuidado. Os trabalhos apresentados abordaram diversos assuntos, tratados em sala de aula, e passaram por avaliações.
Depoimentos: 
Wilma Lins, Assessora Pedagógica da Diretoria de Educação Profissional em Saúde: “Participei da Oficina “Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez na formação técnica no âmbito da RET-SUS”. A Oficina foi para os 40 supervisores pedagógicas das Escolas Técnica do SUS. Dois dias muito ricos de aprendizagem, permeados por discussões acerca de como trabalhamos o Arco de Maguerez em nossas instituições. Cada escola falou sobre sua metodologia. Foi gratificante saber que a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) adota a Metodologia da Problematização, como metodologia norteadora do seu Projeto Pedagógico”.
Ondina Canuto, Diretora de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE. “O Seminário Nacional da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS) é um evento anual que reúne diretore(a)s e assessores das Escolas, de maneira a debater e refletir sobre temas de interesse das instituições formadoras, que desenvolvem educação permanente e formação técnica para os trabalhadores de nível médio do SUS em cada estado – são as chamadas ETSUS. Com uma representação ampliada da nossa escola, envolvendo direção, assessoria pedagógica, coordenação de cursos e aluno, tivemos uma boa oportunidade de apresentar nossas experiências, assim como conhecer melhor as outras escolas e sua dinâmica de trabalho”.
Roberta Diniz, Coordenadora do Curso Técnico em Vigilância em Saúde da ESP/CE. “Participar desse Seminário foi importante para expandir contatos e conhecer profissionais que em um futuro bem próximo, possibilite a partilha de experiências, troca de material didático e outras coisas mais. Para que possamos também, potencializar as ações que hoje desenvolvemos na ESP/CE. Também foi discutido sobre nossas metodologias e de como as escolas estão organizadas, possibilitando conhecermos outras formas de gerenciamento de escolas técnicas. Acredito que poderíamos ter tido mais espaço as discussões e troca de experiências com escolas que hoje enfrentam dificuldades com relação aos mesmos cursos. Espero poder participar de outros encontros e fortalecer ideias e trocar experiências dando continuidade aos projetos já existentes”.
Ana Virgínia Evangelista, Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem. “Ter a oportunidade de participar do Seminário Nacional das ETSUS foi uma experiência extremamente rica, pois pude conhecer a realidade de outras ETSUS, as dificuldades enfrentadas por cada estado e o que me deixou muito contente foi o fato de saber pela análise dos depoimentos das diversas diretoras o quanto nossa ETSUS do Ceará é bem desenvolvida, apesar de muitas dificuldades e desafios que ainda temos. Espero que essa tenha sido a primeira de muitas vivências desse tipo”.
Josimar Mendes, aluno do Curso Técnico em Vigilância e Saúde da ESP/CE e servidor do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará. “Inicialmente quero agradecer a ESP/DIEPS e toda equipe que fazem do Curso uma oportunidade em que os trabalhadores do SUS, possam aperfeiçoar seus conhecimentos. A apresentação foi feita de forma objetiva, onde buscamos sensibilizar e mostrar os desafios presentes no cotidiano de nossa atuação profissional, na perspectiva do aprimoramento e qualificação do trabalho profissional. Além disso, buscamos consolidar o compromisso intersetorial e integral das ações, de modo que o Técnico em Vigilância em Saúde desenvolva suas ações em parceria com outras instituições públicas e sociedade civil. Essa experiência ampliou nossa visão sobre as metodologias ativas, trabalho intersetorial e integral, educação popular em saúde, rodas de ciranda dentre outros, que multiplicarei com os colegas de curso. Tenho certeza que a ESP/CE está formando profissionais de excelência, onde iremos sondar, vigiar e realizar ações, de forma intersetorial e integral, afim de minimizar, reduzir danos à saúde das pessoas, proporcionando ações coletivas para qualidade de vida da população”.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing