Curso de Vigilância Epidemiológica começa hoje

10 de novembro de 2014 - 09:53

Seg, 10 de Novembro de 2014 10:53

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) promove a primeira turma do Curso Básico em Vigilância Epidemiológica, cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica, visando a melhoria do perfil social, clínico epidemiológico e a qualidade da atenção a saúde da população do Ceará.

As atividades do curso acontecem no período de 10 a 14 de novembro, com carga horária de 60 horas e tem como público os Coordenadores da Vigilância Epidemiológica dos municípios das Coordenadoria Regionais de Saúde (CRES).

A iniciativa é coordenada pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças, da Secretaria da Saúde do Ceará.

O Curso Básico de Vigilância Epidemiológica (CBVE) foi apresentado, em sua primeira versão no ano de 1983, com a finalidade específica de capacitar os profissionais de saúde que atuavam no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE). Contribuiu para a implantação e implementação do SNVE, instituído em 1975. Depois do desenvolvimento das atividades de descentralização das ações de vigilância e controle integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS),  o grande desafio agora é alcançar os profissionais que desenvolvem essas ações, nos municípios e nas unidades federadas.

ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce