Curso sobre Hanseníase acontece em Iguatu

7 de novembro de 2014 - 10:25

Sex, 07 de Novembro de 2014 11:25 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) promoverá o Curso de Ações Básicas e Prevenção de Incapacidades em Hanseníase. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as ações de vigilância e controle de doenças crônicas.

 

O curso será realizado no período de 10 a 14 de novembro, das 8 às 17h, no auditório da Escola de Saúde Pública de Iguatu, situado na Rua Júlio Cavalcante, 54, Areias Um, em Iguatu. A atividade é coordenada pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) da ESP/CE e conta com a parceria da Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde  do Ceará. 

 

Os municípios contemplados nesta quarta turma do curso são: Acopiara; Catarina; Irapuan Pinheiro; Mombaça; Quixelô; Cariús; Jucás; Piquet Carneiro; Saboeiro e Iguatu.
 

Saiba mais

 

A transmissão da hanseníase se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar – MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis. O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem, porque a maioria apresenta capacidade de defesa do organismo contra o bacilo.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce