Curso de Aperfeiçoamento para Agente de Combate às Endemias inicia nova turma

7 de novembro de 2014 - 10:23

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciou nesta segunda-feira (03/11/2014) o Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde aos Supervisores e Agentes de Combate às Endemias que atuam em Fortaleza. 
 
O curso acontece de forma presencial, com 180 horas, entre momentos de concentração e dispersão, em quatro unidades didáticas: Organização do SUS e o trabalho do Agente de Combate às Endemias (ACE); Vigilância em Saúde; Saúde do trabalhador e Controle Químico e Programas e ações para prevenção e controle de endemias. 
 
 
 
O aperfeiçoamento dos profissionais de nível médio tem como objetivo qualificar a atuação no combate às endemias, desempenhando suas funções e compromisso ético e social, contribuindo assim para a promoção, proteção, recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida da população. 
 
entendo que a formação constitui-se como indispensável para que esses profissionais possam qualificar seus processos de trabalho e respondam, de forma eficaz, às demandas de saúde da população“, fala Camila Moreira, Supervisora Pedagógica do Curso de Aperfeiçoamento de Combate às Endemias. 
Estão inscritos 240 profissionais, divididos em oito turmas, com agentes das Secretarias Executivas Regionais (SER) I, II, III, IV e VI e profissionais da Unidade Ultra Baixo Volume (UBV), responsáveis pelo combate de  mosquitos transmissores de doenças, através de “fumacê”.  
 

 
 
 
sempre tive a fome do saber, de obter novos conhecimentos, então, quando soube que ia participar desse curso fiquei muito feliz, porque vou aprender coisas novas e me qualificar ainda mais“, conta Fracimeire Sousa Rocha, Agente de Combate às Endemias da SER II.
 
 
 
 
 
Estiveram presentes na aula inaugural, representando o município de Fortaleza, a Coordenadora do Núcleo de Controle em Endemias, Maria Socorro Furtado e o responsável pelas atividades de campo dos Agentes e Supervisores de Combate às Endemias, Carlos Alberto dos Santos,e a Diretora de Educação Profissional em Saúde (Dieps), Ondina Canuto e a Coordenadora do Curso Roberta Diniz e a equipe pedagógica da ESP/Dieps. O curso é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) e financiado pelo Ministério da Saúde (MS).
Conheça mais sobre o trabalho do Agente de Combate às Endemias
O Agente de Combate às Endemias vistoria residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais em busca de focos endêmicos. Também orienta os cidadãos sobre a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose, malária, dentre outros. 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE