V Ciclo de Debates sobre Cooperação Sul-Sul,complexo econômico-industrial da saúde e bioética

6 de novembro de 2014 - 17:15

Qui, 06 de Novembro de 2014 15:30

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) convida para o V Ciclo de Debates sobre “Cooperação Sul-Sul, complexo econômico-industrial da saúde e bioética”. Será no dia 24 de novembro, a partir das 8h30, no Auditório da Escola de Saúde Pública da Secretaria do Estado de Saúde do Ceará, em Fortaleza.
Faça a sua inscrição AQUI e acesse a programação AQUI
Após a mesa de inauguração, com representantes de diversas instituições, a palestra de abertura será com o coordenador do Núcleo, José Paranaguá de Santana, com o tema “Cooperação Sul-Sul, complexo econômico-industrial da saúde e bioética”. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, irá coordenar o painel “Complexo econômico-industrial da saúde: ambivalências e possibilidades para a cooperação Sul-Sul”.
Irão participar como painelistas o secretário  de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e pesquisador da Fioruz, Carlos Gadelha, o coordenador do Projeto Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi/Ipea), João Brígido Bezerra Lima, e a professora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), Dayse Ventura.
No período da tarde, o coordenador das Assessorias da Fiocruz Brasília, José Agenor Álvares, irá coordenar o painel “Cooperação Sul-Sul: O desafio da desigualdades no contexto das relações internacionais”. Participarão como painelistas a
Painelistas e subtemas:

Cooperação com os Países Lusófonos da África: a experiência da Unilab
Nilma Lino Gomes
(Reitora Pro Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)
Cooperação com os Países Lusófonos da África: a experiência da Fiocruz
Nísia Trindade Lima
(Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz)
Cooperação Brasil-Angola: relato de uma experiência
Antonio Carlile Holanda Lavor
(Fundação Oswaldo Cruz / Ceará)
15h30min – Intervalo
15h45min – Debate Plenário
Coordenação: Ivana Barreto – Superintendente da Escola de Saúde Pública
17h00min – Lançamento do livro “Segurança Alimentar nos Países
de Língua Portuguesa”
Luiz Eduardo Fonseca – Assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde
e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz.
Denise de Oliveira e Silva – Coordenadora do Programa de Alimentação,
Nutrição e Cultura da Fundação Oswaldo Cruz / Brasília
Na ocasião, será lançado o livro “Segurança Alimentar nos Países de Língua Portuguesa”, de autoria de Luiz Eduardo Fonseca e Denise de Oliveira e Silva. O primeiro, Assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, e a segunda, Coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura da Fundação Oswaldo Cruz/Brasília.
Esse evento oportunizará valiosas trocas de ideias e experiências de cooperação entre o Brasil e as nações lusófonas da África.
O evento é realizado em parceria com a Fiocruz Ceará, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará.

Nethis
O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) é uma promoção do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz e do Programa de Pós-Graduação em Bioética e Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde, Representação do Brasil (Opas/OMS).

Fonte: Nethis

ascom@esp.ce.gov.br