Residentes da ESP/CE realizam estágio eletivo na França

5 de novembro de 2014 - 14:55

Qui, 06 de Novembro de 2014 15:35

No período de 5 à 23 de novembro a Escola de Saúde Publica do Ceará (ESP/CE) juntamente com o Centro Hospitalar Alpes-Isère (CHAI), Centro Hospitalar Universitário (CHUG) e a Clínica Saint Barnabé irão promover estágio eletivo para vinte e um estudantes da Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) e Terapeutas Comunitários em formação nas cidades de Grenoble e Marselha, França. O estágio eletivo está pautando na partilha de conhecimentos e experiências em prática de saúde.

A programação do estágio inclui conferências, rodas de conversa, partilha de experiências, encontro com profissionais da atenção básica, visitas aos serviços de emergência e polos especializados, encontro com a diretoria da Associação Europeia de Terapia Comunitária (AETC) e terapeutas comunitários da europa, concerto com “old timers jazz band”, rodas de Terapia Comunitária no Centro Hospital Alpes-Isère, Centro Social Chorrier Berriat e na Clinica Saint Barnabé, entre outras atividades. Na França o estágio irá contar com o apoio dos psiquiatras Jean Pierre Boyer e Nicole Hugon.

Terapia Comunitária Integrativa

A Terapia Comunitária Integrativa nasceu em 1987 do encontro entre o “saber acadêmico” e o saber “construído pela experiência de vida na superação dos desafios do cotidiano” sendo uma iniciativa do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). A Terapia Comunitária é coordenada pelo psiquiatra, teólogo e antropólogo, Adalberto Barreto e pelo advogado Airton Barreto.

ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce