ESP/CE realiza Curso Básico de Investigação de Surtos

31 de outubro de 2014 - 13:54

Sex, 31 de Outubro de 2014 13:34

De 10 a 14 de novembro, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado, promoverá o Curso Básico de Investigação de Surtos.

Voltado para técnicos de nível superior das Secretarias Municipais de Saúde, responsáveis pela vigilância epidemiológica nos municípios, o curso tem como o objetivo principal instrumentalizar os profissionais para investigação epidemiológica de surtos de problemas de Saúde Pública locais, apoiando investigações mais complexas.

Com carga horária de 40h, o curso será coordenado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE.

Saiba mais

A dinâmica do perfil epidemiológico das doenças, o avanço do conhecimento científico e algumas características da sociedade contemporânea têm exigido não só constantes atualizações das normas e procedimentos técnicos das Vigilâncias (Ambiental, Epidemiológica e Sanitária) mas também o desenvolvimento de novas estruturas e estratégias capazes de atender aos desafios que vêm sendo colocados.

Esse cenário demanda a inclusão de novas estratégias de enfrentamento, ampliando as ações de vigilância em saúde, bem como o escopo de doenças sob vigilância. Todo sistema de vigilância, para ser efetivo, deve ser permanentemente atualizado, incorporando as inovações científicas e tecnológicas que reconhecidamente são capazes de imprimir melhorias à sua abrangência e qualidade, especialmente aquelas que elevam o impacto de suas ações.

A investigação de Eventos de Saúde Publica de Importância Internacional exige diversos atributos e qualificações por parte dos profissionais envolvidos na missão de investigar. Além dos elementos conceituais, exige-se postura ética frente às pessoas e instituições, além da delicada arte de trabalhar em equipe.

Assessoria de Comunicação e Marketing  da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br