Curso de Cuidadores de Idosos conclui atividades

31 de outubro de 2014 - 15:45

Sex, 31 de Outubro de 2014 13:34

O Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com o Grupo Técnico do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), conclui nessa quinta-feira, 30 de outubro,  a 5ª turma do curso de Cuidadores de Idosos.
A iniciativa tem por objetivo capacitar trabalhadores aptos a exercerem a ocupação de Cuidador de Idoso, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função. No total, foram ofertadas 50 vagas.

“O Curso Cuidadores de Idosos é uma ação que tem cada vez mais importância diante do envelhecimento populacional, dos novos arranjos familiares e do prevalecimento de doenças crônicas é necessário que cada vez mais que se formem cuidadores. O desenvolvimento do curso foi excelente, com aproveitamento total dos alunos, vários profissionais ministraram aulas, dos mais diversos aspectos do envelhecimento e do cuidar da pessoa idosa. É um curso de muita relevância no cenário que se vive, hoje, no Brasil e no Ceará, que deve permanecer nos próximos anos e se fortalecer” explica a professora Ingrid Nogueira.

Já para Irmã Marta Moema, que trabalha em uma comunidade religiosa com pessoas idosas, o que mais a agradou foi a qualidade do corpo docente “as expectativas que eu tinha desse curso foram superadas. Temos um pensamento equivocado que o serviço público, que não funciona muito bem e esse curso de fato é a qualidade em todos os aspectos, principalmente, dos professores que foi excelente. Percebi que os profissionais amam o que fazem e isso nos contagia” exaltou a aluna.
As atividades foram compostas por aulas teóricas, atividade de dispersão, prática simulada e práticas. As aulas teóricas aconteceram no auditório da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) de Fortaleza e as atividades práticas em instituições de atenção ao idoso.

Saiba mais
O Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos é uma das ações prioritárias do GT Saúde do Idoso da Sesa, em parceria com a ESP/CE, fortalecendo a articulação intra e intersetorial, elencando organizações, instituições, serviços, educadores, agentes públicos e lideranças comunitárias que sejam vinculados à organizações governamentais ou organizações da sociedade civil organizada, integrantes da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), de forma a fortalecer as ações de rede e a linha de cuidado para pessoas idosas e famílias em situações de violência, negligência e maus-tratos.
Dessa forma, afirma Helena Aires, Coordenadora Estadual da Saúde do Idoso, o Curso de Formação de Cuidadores de Idosos visa colaborar na implementação da Política Estadual do Idoso ao capacitar pessoas para exercerem funções de Cuidador de Idoso em domicílios, hospitais, Centros de Referência e instituições de longa permanência para idosos, entre outras modalidades de atenção ao idoso.
Assessoria de Comunicação e Marketing  da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br