Alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde fazem visita técnica em Abatedouro

17 de outubro de 2014 - 09:25

 
 
 
Os alunos do Curso Técnico de Vigilância em Saúde (CTVS) de Senador Pompeu, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), realizaram uma visita técnica ao abatedouro público de Pedra Branca, município do Ceará.
A visita possibilitou aos alunos observarem as atividades e rotinas práticas de um abatedouro, contemplando as competências desenvolvidas na Unidade Didática de Políticas e Programas de Vigilância, que tem como objetivo presenciar e observar a dinâmica das atividades no serviço de Vigilância Sanitária do Estado do Ceará.
Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a produção, desde a recepção dos animais para o abate até o setor de expedição. Os alunos foram recebidos e acompanhados pelo Secretário de Agricultura, Dr. Antonio Mineiro Neto e toda sua equipe.
“Nossa visita foi muito boa. Nós conhecemos um abatedouro muito bom, organizado. Participamos de todo o processo, desde a hora que o animal chega, até  o destino. Foi tudo novo para a gente e por isso, aprendemos muita coisa. Observamos também se usavam o Equipamentos de Proteção Individual (EPI) corretamente. No todo, a visita foi muito boa, eu gostei muito e tenho certeza que todos os alunos gostaram”, conta Glaucia Lobo, Técnica em Enfermagem, servidora da SESA na Vigilância Epidemiológica de Senador Pompeu e aluna do CTVS.
 
 
O abatedouro público do município de Pedra Branca, foi inaugurado em junho de 2009 na região do Sertão Central, com equipamentos modernos, priorizando a higiene da carne no momento do abate. Os abatedouros foram instalados nas cidades de Limoeiro do Norte, Iguatu e Pedra Branca e servem de modelo para o restante dos municípios.
“os alunos acompanharam todo o processo produtivo no abate dos animais, confirmando que não há contato com o solo, de acordo com as normas sanitárias, bem como os procedimentos de descarte e eliminação de resíduos.Os alunos mostraram-se muito interessados e participativos com vários questionamentos acerca de equipamentos de proteção individual, fluxo das atividades e condições de descarte de resíduos, sempre observando questões relacionados aos cuidados com o Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. Foi um momento de intenso aprendizado prático, pois favorece o desenvolvimento de um senso crítico do local observado, fazendo uma relação com os conteúdos adquiridos em sala de aula”, fala Francilete Viana Gomes, Supervisora Pedagógica e Facilitadora do CTVS – Turmas Descentralizadas da ESP/CE.
Esta visita contou com a participação da Secretaria de Saúde do Município de Senador Pompeu e do setor de Endemias e Vigilância Sanitária de Pedra Branca.
Saiba mais sobre o Curso Técnico de Vigilância em Saúde:
O Curso é voltado para os profissionais de nível médio, que atuam no campo das vigilâncias em saúde, nas secretarias municipais nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Possui duas turmas na região, sediadas em Quixadá e Senador Pompeu, abrangendo os alunos dos municípios vizinhos, como: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga, Ibaretama, Choró, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca e Milhã. 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing  da ESP/CE