ESP/CE realiza a III Mostra de Saberes da Educação Profissional – Compartilhando Aprendizagens

13 de outubro de 2014 - 14:55

 
 
Nessa sexta­-feira (10/10), os alunos de sete cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), compartilharam conhecimentos com educadores, trabalhadores da ESP/CE e gestores do SUS, através da III Mostra de Saberes da Educação Profissional.
Promovido pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), o evento, além de dar visibilidade e ser uma forma de valorizar a formação profissional técnica na saúde, celebra e faz um balanço das competências desenvolvidas em cada um dos cursos, durante o ano de 2014.
No primeiro momento, no Auditório da ESP/CE, aconteceu a abertura do evento e em seguida os alunos realizaram apresentações diversas sobre a realidade que observam e vivem em sua rotina de trabalho. Logo após, foi servido um almoço aos convidados, para a continuidade, no período da tarde, dos trabalhos da Mostra.
Em seguida, as apresentações dos trabalhos deram  sequência, abordando diversos assuntos, tratados em sala de aula, e passaram por avaliações. Os critérios observados foram: relevância do tema, criatividade, objetividade, organização, recursos utilizados, participação e motivação. Todos os alunos, que estavam na III Mostra de Saberes, receberão um certificado de participação e os melhores trabalhos um Certificado de Menção Honrosa.
 
 
 
Essa troca de ideias envolveu os alunos dos Cursos Técnicos em: Agente Comunitário de Saúde, Apoio ao Acolhimento em Saúde, Atendimento Pré-­Hospitalar, Enfermagem, Prótese Dentária, Saúde Bucal, Vigilância em Saúde e do Projeto Caminhos do Cuidado.
“A Escola tem essa missão de qualificar e capacitar as pessoas que estão na militância no trabalho do SUS, fortalecendo o nosso Sistema Único de Saúde do Ceará. E me alegra muito, eu que conheço essa Escola há 21 anos, desde sua fundação, fui aluna também daqui, de ver esse auditório cheio de técnicos da saúde, em cursos muito inovadores. Quero parabenizar a todos que estão envolvidos e dizer que nosso trabalho continua”, saudou os alunos, a Superintendente em exercício, Dra. Isabel Cavalcante.
“Quero dizer para vocês da nossa alegria. Acho que hoje, com essa III Mostra, a gente coroa um trabalho a muitas mãos. Vocês são fundamentais nesse processo que a Escola vem desenvolvendo. A Escola tem o interesse de habilitar não apenas pessoas técnicas, mas pessoas comprometidas com o SUS, que no decorrer do curso, vocês já passem a transformar seus processos de trabalho. A ideia é que, com o curso vocês coloquem uma lente, a partir da reflexão em sala de aula, passando a ver outras coisas. Vocês passem a ver novas estratégias de qualificar aquele espaço de trabalho, com o objetivo final de qualificar a atenção para os usuários do SUS”, falou Dra. Ondina Canuto, Diretora da Educação Profissional em Saúde, dirigindo-se aos alunos/trabalhadores.
Esse evento vem reforçar o propósito da Educação Profissional da ESP/CE: uma educação voltada para aprendizagem aplicada à realidade, promovendo uma significação do conhecimento, aliado às práticas profissionais, visando ao fortalecimento da atuação do profissional de saúde.
Estiveram presentes na III Mostra de Saberes: a Superintendente em exercício da ESP/CE, Dra. Isabel Cavalcante; a Diretora da Educação Profissional em Saúde, Dra. Ondina Canuto; o Professor Samuel Brasileiro, Conselheiro Estadual de Educação do Ceará e Presidente da Câmara de Educação Superior e Profissional; Dr. Hugo Leandro, Diretor Técnico do SAMU 192 Ceará; Dr. Carlile Lavor, Coordenador da Fiocruz Ceará; Rane Félix, Coordenadora Estadual do Projeto Caminhos do Cuidado; a Coordenadora de Saúde Bucal – VIII Cores Quixadá, Filomena Pinheiro; a Supervisora da CGTES, Fabíola Lima; e o aluno do Curso Técnico de Vigilância em Saúde ­Fortaleza, Francisco Itamar Mendes (representando todos os alunos).
A III Mostra contou, na sua organização, com a colaboração de todo(a)s o(a)s coordenadore(a)s e supervisore(a)s dos cursos e do pessoal de apoio da Dieps, sob a coordenação da assessora pedagógica, Wilma Lins.
Depoimentos:
 

 
Luiz Serafim – Curso Técnico de Vigilância em Saúde – Turma de Aracati
 
A III Mostra de Saberes foi muito boa, principalmente porque você pode visualizar como é o trabalho do outro, com essa troca de aprendizagem. Nós nos preparamos em pouco tempo, mas nós não somos apenas uma sala, somos irmãos e conseguimos ter uma boa preparação
 
 
 
 
  

 
  Helena Barros – Curso Técnico em Enfermagem – Turma de Maranguape
 
Achei que os trabalhos estão muito bons. Para o meu enriquecimento profissional, essa Mostra de Saberes, com o contato com outras pessoas de outros cursos, está sendo maravilhosa. Aprendi um pouco sobre outras áreas. Além de unir mais ainda a turma, porque discutíamos a melhor forma de abordar cada assunto, até chegar a um consenso. Foi bom demais
 
 
 
 
 

 
 
Robson Brito – Curso Técnico em Atendimento Pré­-Hospitalar
 
Para mim, como aluno da ESP/CE, a III Mostra de Saberes está sendo uma experiência muito boa, em termos de percepção da área de atuação profissional, nós passamos a ter uma visão mais ampla da atividade que nós desempenhamos. Também nos aproximamos de outras realidades atuantes dentro da área da saúde, que muitas vezes, estamos no mesmo círculo, mas tão distante um dos outros“.
 
 
 
 
 

 
 Júlia Lima – Curso Técnico em Saúde Bucal – Turma de Itapipoca
 
 “Está sendo maravilhoso participar da Mostra de Saberes. Eu nunca soube que existia  esse tipo de feira para alunos do nível técnico, só sabia que existia para alunos de nível  superior. Para mim, é novidade, além de ser uma valorização para nós, que estudamos  para ser técnicos em uma área. Minha turma ficou muito empolgada para participar,  selecionamos vários temas que abordassem o que achávamos mais importantes.  Trouxemos maquetes, tudo! Estou bastante feliz. Espero participar também no  próximo ano
 
 
 

 
Raquel Cunha – Curso Técnico em Prótese Dentária
 
Para mim, participar da Mostra de Saberes é muito importante para o crescimento profissional, pois é um momento de integração. Nós conhecemos pessoas novas, de outros cursos, muito bom mesmo.”
 
 
 
 
 
 

 
  
Jécriston Dias – Curso Técnico de Vigilância em Saúde, Turma de Quixadá
 
O trabalho, que apresentamos hoje, na Mostra de Saberes, foi muito produtivo, porque juntos, nós participamos ativamente desse projeto. Cada um apadrinhou um aspecto da nossa apresentação, de forma proativa, oferecendo o nosso melhor, para que todos que visitassem nosso trabalho, absorvessem o máximo de informações. É minha primeira experiência na Mostra, mas gostamos tanto, que queremos voltar outras vezes“.
 
 
 
 
 
  
Aline Paz – Curso Técnico de Apoio ao Acolhimento em Saúde
 
Essa Mostra está sendo muito proveitosa, porque estamos conhecendo um pouco do curso de cada um. São temas que abrangem várias coisas importantes. Para mim, é um crescimento, pois estou participando, mesmo que pouco, do trabalho de cada um, quando passo conhecendo um pouco dessa realidade que os alunos dos outros cursos trouxeram para nós, nessa Mostra de Saberes. Está sendo uma grande aprendizagem mesmo
 
 
 
 

 
Denie Souza Curso Técnico de Vigilância em Saúde – Turma de Senador Pompeu
 
Posso falar por toda a minha equipe que todos estão muito satisfeitos de participarem da Mostra da Saberes. Um evento tão grande como esse, nossa participação teve um grande dever de poder levar para as pessoas o conhecimento sobre as Redes que ligam as vigilâncias, porque, apesar de serem bastante parecidas, elas têm um trabalho diferenciado e, na verdade, é a diferença nesses trabalhos que vai nos proporcionar mostrar para as pessoas de outros cursos a importância da vigilância, principalmente, a importância desse curso técnico, para nossa cidade
 
 
 
 
 

 
 
Nasaré Ferreira (Nasinha) – Curso Técnico em Vigilância em Saúde
 
A III Mostra de Saberes da ESP/CE é muito importante, porque, junto com os alunos de outros cursos, nós conhecemos a realidade de outras pessoas e elas passam a também conhecer a nossa.”