Curso de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria inicia em oito Estados

13 de outubro de 2014 - 15:18

 
Iniciou nesta segunda-feira, 13 de outubro, o Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS. A iniciativa é uma parceria entre a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) e ocorre, nesta etapa, de forma simultânea em oito Estados: Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Tocantins.

Os municípios contemplados nessa fase foram definidos pelo Doges e pelo DenaSUS, sendo priorizados aqueles que aderiram ao Contrato Organizativo da Ação Pública (COAP) ou ao SISPACTO, e que ainda não possuem Ouvidoria implantada.

O curso é constituído de duas unidades de aprendizagem: UA1, de 13 a 17 de outubro e UA2, de 3 a 7 de novembro; e tem como objetivo contribuir para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria e o Sistema Nacional de Ouvidoria, com vistas ao fortalecimento destas áreas estratégicas para a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para fortalecer as parcerias estaduais, foram realizadas duas oficinas. Uma em agosto, de mobilização e divulgação da proposta do curso. Outra em setembro, com o objetivo de formação e apresentação do curso aos docentes e aos coordenadores estaduais com vistas a compartilhar a proposta político-pedagógica e estratégias formadoras.

Números

A modalidade presencial e descentralizada do curso envolveu um número significativo de atores. São oito Escolas/Centros formadores envolvidos diretamente, oito coordenadores estaduais, oito secretários executivos, 41 docentes para atender uma demanda de 354 alunos inscritos provenientes de quase 230 municípios, sendo 165 para o componente de Ouvidoria e 64 para o de Auditoria, além das Secretarias Estaduais de Saúde e Sistemas Estaduais de Auditoria que também foram contemplados.

Material pedagógico

Constituído por duas Unidades de Aprendizagem, o material pedagógico do curso está dividido em dois cadernos, de acordo com o público a ser formado. Para elaboração desse material do Curso, foi aplicada a metodologia denominada ‘gestão por competências’, com o intuito de definir os conhecimentos a serem apropriados, as habilidades a serem adquiridas e as atitudes a serem adotadas diante das questões com as quais os trabalhadores dessas áreas enfrentam no seu cotidiano laboral. Por meio dessa metodologia, busca-se valorizar a experiência dos participantes, bem como identificar as lacunas e dificuldades, agregando conhecimentos através de práticas participativas.

 
Assessoria de Comunicação e Marketing  da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)