1º de outubro: Dia da Internacional das Pessoas Idosas

1 de outubro de 2014 - 16:08

Qua, 01 de Outubro de 2014 15:28 
 
No dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Idoso. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.
 
Nos últimos anos, cresce no Brasil a consciência de que a violência contra a pessoa idosa é um problema grave e complexo e que a sua abordagem exige a formulação de várias estratégias. A formação de cuidadores é, sem dúvida, uma delas, pois, conforme revelam estudos nacionais e internacionais sobre o tema, uma grande parte da violência contra essa população acontece dentro da família ou em Instituições de Longa Permanência para Idosos frequentemente, por falta de preparo do cuidador.
 

Nesse sentido, visando capacitar os trabalhadores aptos a exercerem a ocupação de Cuidador de Idoso, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com o GT do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) realiza o Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos.

O Curso é uma das ações prioritárias do GT, fortalecendo a articulação intra e intersetorial, elencando organizações, instituições, serviços, educadores, agentes públicos e lideranças comunitárias que sejam vinculados à organizações governamentais ou organizações da sociedade civil organizada, integrantes da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), de forma a fortalecer as ações de rede e a linha de cuidado para pessoas idosas e famílias em situações de violência, negligência e maus-tratos.

Assessoria de Comunicação e Marketing  da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)