ESP/CE forma Técnicos em Saúde Bucal através do e-Tec Brasil

29 de setembro de 2014 - 10:53

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), formou, no início do ano, 61 Técnicos em Saúde Bucal, na modalidade semipresencial.
O Curso, com carga horária total de 1.860 horas/aula, distribuídas em 1.260 horas-aula teóricas e 600 horas de Estágio Supervisionado, abrangeu os municípios de Mauriti, Quixeramobim, Tauá e Caucaia.
A ESP/CE se integrou à Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), programa da política de expansão da educação profissionalizante, com o objetivo de possibilitar o acesso dos cursos técnicos às regiões distantes das instituições de ensino técnico, incentivando jovens, com ensino médio, terem uma formação profissional, capacitando-os a ingressarem no mercado de trabalho.
 
Depoimentos:
 
Magda Felipe do Nascimento, tem 25 anos e mora em Mauriti. Sempre quis trabalhar na área da Saúde e viu no Curso Técnico em Saúde Bucal uma grande oportunidade. Hoje, técnica, busca um emprego na área. “Quando surgiu a oportunidade do Curso Técnico em Saúde Bucal na minha cidade, fiquei com vontade de fazer. Fui atrás e consegui. Durante o curso, aprendi muito e gostei bastante da profissão. O que mais gostei foi de fazer o atendimento com o dentista. Para o futuro, espero continuar estudando e crescer nessa profissão, que tanto gosto, e espero, também, arranjar um emprego e evoluir na área”.
 
 
 
 

Marília Alves da Silva, tem 23 anos, também, moradora de Mauriti. Hoje, é técnica em Saúde Bucal, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Mauriti, e diz estar muito satisfeita com sua profissão. “Essa área da saúde sempre me interessou. Entre todas as áreas da saúde, essa foi a que mais chamava a minha atenção. Sempre quis ser Técnica em Saúde Bucal. Acho muito legal essa ação coletiva com as crianças nas escolas. Hoje, trabalho no CEO do meu município, trabalho com pessoas de todas as idades. O dia-a-dia é assim: recebo os encaminhamentos dos PSF e preencho todas as fichas dos pacientes. Depois, encaminho para o dentista específico, de acordo com cada caso. Espero que no futuro eu possa continuar trabalhando na área e me especializar sempre”.
 
 
 
Saiba mais sobre o sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil):
Lançado em 2007, pelo Ministério da Educação, o sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) visa a oferecer educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso aos cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e municípios.
A proposta da Educação Profissional Técnica é criar cursos que garantam perspectivas de trabalho para jovens e facilitem seu acesso ao mercado de trabalho, que atendam, também, os profissionais que já estão inseridos nele, mas sentem falta de uma melhor qualificação para exercerem suas atividades.