Formação para Agente Comunitário de Saúde em Aquiraz conclui Fase I

9 de setembro de 2014 - 12:20

Nessa sexta-feira (06/09) aconteceu a última aula da Fase I, Etapa Formativa I, do curso de formação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no município de Aquiraz – Ceará. 
Durante uma semana, os 30 alunos participaram de várias atividades, como: interpretação de letras de música; dinâmicas, peça teatral, entre outros. Sempre com foco na prática do Agente Comunitário de Saúde.  
As aulas retornam no dia 22 de setembro, com a fase II, da primeira Etapa Formativa. Nesse intervalo os alunos/ACS ficam em momento de dispersão, colocando os conhecimentos adquiridos na sala de aula, em sua rotina. 
Esse curso está sendo realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps).
Depoimentos dos alunos
 

 
 
Gleiciane Sampaio é Técnica em Enfermagem. Foi aprovada no concurso para Agente Comunitário em Saúde (ACS). Assumiu o cargo em dezembro de 2013. Hoje é a 1º secretária da Associação de ACS em Aquiraz.
 
“Para nós, que somos todos novatos, é muito importante fazer esse curso, pois assim atendemos melhor a comunidade. Sem uma formação não faríamos um bom trabalho. No curso aprendemos o peso ideal para a criança, conhecemos mais sobre a Diabetes, hanseníase e tuberculose. Aprendemos e fixamos a matéria, porque as aulas são dinâmicas e criativas”. 
 
 
 

 
Roberta Rodrigues trabalhava como Professora de Biologia nas escolas em Aquiraz. Decidiu mudar de profissão para conhecer melhor a realidade das famílias da região. Foi aprovada na última Seleção Pública, no início de 2014. 
 
“Deixei de estar como professora na sala de aula para conhecer melhor a comunidade em que trabalho, acompanhar o dia a dia e vivenciar a situação de cada família. Hoje como aluna, estou aprendendo, na sala de aula, a importância do trabalho do ACS, com esse contato direto com a comunidade e isso ajuda muito a gente sentir a realidade do nosso município. Já estou há 7 meses como ACS e o curso veio a me dar um suporte maior. Aprendi muita coisa que não sabia”.
 
 
 

 
Mônica Lima tem 24 anos e era dona de casa até passar na última seleção pública. Teve como inspiração a sogra, ACS da região que mora. 
 
“Eu era dona de casa até aparece a seleção pública aqui em Aquiraz. Conheci a profissão de perto através da minha sogra, que já trabalhou com ACS. Fiz o primeiro concurso, não passei, fiquei bastante chateada mas continuei insistindo, e passei na última seleção. Eu gosto de verdade do trabalho do Agente de Saúde. A gente lida diretamente com o povo, identifica a situação das famílias. Cada dia é uma coisa nova que a gente descobre, aqui no curso e na profissão. No curso estou aprendendo muito, sobre tudo, até sobre vacina”. 
 
Saiba Mais sobre o Agente Comunitário de Saúde
É o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde. Ele participa, junto à comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local. Está sob suas responsabilidades a prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde, realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde.