Abertas inscrições para Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos

8 de setembro de 2014 - 14:46

Seg, 08 de Setembro de 2014 14:36
 

O Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com o GT do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), abre inscrições para o Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos.

O curso é voltado para profissionais com formação mínima no ensino médio, maiores de 18 anos de idade, preferencialmente com experiência prévia como cuidador, indicados por serviços de atenção ao idoso e demais pessoas interessadas na aprendizagem de cuidar. A iniciativa tem por objetivo capacitar trabalhadores aptos a exercerem a ocupação de Cuidador de Idoso, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função.

Para os interessados em participar, as inscrições deverão ser realizadas nos dia úteis do período de 9 à 17 de setembro na Secretaria de Saúde do Estado, situada na Rua Almirante Barroso, 600, bloco E, portando uma foto 3×4 recente e comprovante de conclusão do ensino médio. As aulas terão início no dia 19 de setembro.

 
No total, serão ofertadas 50 vagas. O curso é composto por aulas teóricas, atividade de dispersão, prática simulada e práticas. As aulas teóricas acontecerão no auditório da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) de Fortaleza, situada na Avenida Olavo Bilac, 1200, e as atividades práticas em instituições de atenção ao idoso, nos horários das 8h às 17h.
 
Saiba mais

O Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos é uma das ações prioritárias do GT Saúde do Idoso da Sesa, em parceria com a ESP/CE, fortalecendo a articulação intra e intersetorial, elencando organizações, instituições, serviços, educadores, agentes públicos e lideranças comunitárias que sejam vinculados à organizações governamentais ou organizações da sociedade civil organizada, integrantes da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), de forma a fortalecer as ações de rede e a linha de cuidado para pessoas idosas e famílias em situações de violência, negligência e maus-tratos.

Dessa forma, afirma Helena Aires, Coordenadora Estadual da Saúde do Idoso, o Curso de Formação de Cuidadores de Idosos visa colaborar na implementação da Política Estadual do Idoso ao capacitar pessoas para exercerem funções de Cuidador de Idoso em domicílios, hospitais, Centros de Referência e instituições de longa permanência para idosos, entre outras modalidades de atenção ao idoso.

 
Para mais informações: 085.3101.5198 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)