ESP/CE capacita colaboradores com curso semipresencial

5 de setembro de 2014 - 13:47

 
 
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (CEDES), iniciou nesta quarta-feira (03/09), o primeiro curso Semipresencial oferecido aos colaboradores da ESP/CE, como parte do Programa de Desenvolvimento Docente. A iniciativa partiu da necessidade das diferentes áreas da ESP que vinham até então realizando, separadamente, capacitações pedagógicas de seus bolsistas.
A formação acontecerá em três momentos. Na fase I, os participantes realizam “Capacitação Docente em Procedimentos Institucionais”, destinado a todos os bolsistas, terceirizados e servidores da instituição. Tem carga horária de 24 horas, com o objetivo de promover a aproximação com a política educacional, as normas e os padrões adotados pela ESP/CE. Nessa fase inicial foram mais de 70 inscritos.
“Esse curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Docente (PDD), projeto do CEDES. A primeira parte desse programa é o Curso de Capacitação Docente em Procedimentos Institucionais, em que os alunos vão aprender sobre o ambiente de educação a distância – AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), o perfil profissional da escola e os procedimentos e sistemas que utilizamos. É o Marco Zero. Nós chamamos assim, porque todo servidor que entrar na Escola vai ter que passar por esse curso, para conhecer melhor a instituição e se sentir parte dela”, comenta Batista Thomaz, Diretor do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde.
Haverão ainda outras duas fases, mais específicas, destinadas exclusivamente aos docentes da ESP/CE, com 160 horas. Será desenvolvido o aperfeiçoamento em educação em saúde. 
 
“Ao optar pela realização do curso de forma semipresencial, o CEDES, reforça uma das características da educação a distância: possibilitar condições de estudo flexíveis. Este fato exige uma atitude ativa, participativa e sistemática. Ademais, é importante a interação com os colegas e tutores por meio de diferentes canais de comunicação. A riqueza do conhecimento construído em rede beneficiará o seu trabalho”, ressalta Batista Thomaz.
As aulas foram elaboradas pelo web designer Alex Sandro e pelos tutore(a)s: Silva Regina; Juliana Diógenes; Sarah Varella e Cleiton Carvalho, que estarão acompanhando, constantemente, os alunos/servidores, nas três fases do programa.
Ao final de cada momento, os alunos recebem uma declaração de conclusão. Para receber o certificado do curso, as três fases devem ser concluídas.
Cursos de Ensino a Distância (EAD) 
 
 
 
Esse é o primeiro curso a distância elaborado pela CEDES para os colaboradores da Escola. A modalidade de ensino EAD já é uma prática da ESP/CE, oferecido aos profissionais do SUS, em diferentes iniciativas: Cursos Técnicos – em Enfermagem e Saúde Bucal, aperfeiçoamento na área da gestão, em terapia intensiva, dentre outros.
 
Dentro da proposta do PDD, as áreas podem solicitar outros módulos específicos, que serão elaborados pelo CEDES, para atender as necessidades do setor. 
 
A ESP/CE tem investido no uso dessas novas tecnologias educacionais, considerando que o contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores, acena com novas possibilidades pedagógicas e democratiza o acesso aos programas de educação permanente.
Reconhece ainda que a modalidade EAD constitui-se em uma das principais ferramentas que podem contribuir para o desenvolvimento de competências dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
 
Cronograma  

 

MÓDULO I: Ambiente Virtual de Aprendizagem (5 horas)

De 03/09 a 10/09  

 

 

MÓDULO II : Concepções Pedagógicas da ESP (5 horas)
De 11/09 a 16/09 

 

 

MODULO III: Perfil Organizacional da ESP (6 horas) 
De 17/09 a 23/09

 

 

MÓDULO IV: Normas, Regulamentos e Procedimentos da ESP (6 horas)
De 24/09 a 30/09

 

 

Encerramento – Momento Presencial (2 horas)
01/10