ESP/CE realiza formação para Agentes Comunitários de Saúde em Aquiraz

3 de setembro de 2014 - 13:22

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciou nesta segunda-feira, 01 de setembro, a Etapa Formativa I para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), aprovados na última Seleção Pública em Aquiraz.

 

A turma, com 30 alunos, refletirá diversos assuntos, como: Conceito de Saúde, Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças; Políticas de Saúde e a Estratégia de Saúde da Família; Atribuições do Agente Comunitário de Saúde na Estratégia Saúde da Família; Território; Família; Visita Domiciliar. Todos dentro da Etapa Formativa I, com 520 horas/aula, tendo como tema “O Agente Comunitário de Saúde: história e contribuições para a construção do SUS”.

 

“É muito importante o ACS se profissionalizar, ter essa formação, porque eles dão mais qualidade a saúde de toda a sua microárea, junto a família. O ACS tem um papel importante na equipe de estratégia Saúde da Família: realiza visita familiar, monitora doenças (hanseníase, tuberculose, hipertensão e diabetes), como também, o cuidado com a gestante e a criança”, comenta Aldenora Gonçalves Pereira, facilitadora da Etapa Formativa I, do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde.

 

 

No final de agosto, 16 alunos, no Município de Parambu, concluíram essa primeira etapa. Edlândia Gonçalves, participante da formação, falou um pouco sobre essa experiência: “já estou há 3 anos trabalhando como Agente Comunitária de Saúde em Parambu. Mesmo assim, aprendi muito com o curso. Não só eu, como todos os alunos. No curso eu aprendi o conhecimento mais específico, como a acompanhar também os obesos, as pessoas com hanseníase e com outras doenças”

Saiba Mais sobre o Agente Comunitário de Saúde 

 

 

É o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde. Ele participa, junto à comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local. Está sob suas responsabilidades a prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde, realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde. 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE