ESP/CE participa do I Encontro de Educação Aberta e a Distância do Ceará

28 de agosto de 2014 - 11:52

 
A Diretora de Educação Profissional em Saúde, Ondina Canuto, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), apresentou o projeto “A aplicação de tecnologias digitais e a formação profissional técnica na área da saúde: a experiência da Escola de Saúde Pública do Ceará na oferta de cursos semipresenciais”, no I Encontro de Educação Aberta e a Distância do Ceará, que acontece em Sobral.
A diretora explanou aos participantes sobre os dois cursos semipresenciais oferecidos pela ESP/CE, técnico em Saúde Bucal e técnico em Enfermagem, o sistema AVA (moodle) utilizado para acessar os cursos online, a formação técnica semipresencial e alguns resultados. 
 
“A participação da ESP/CE na programação da I Encontro de Educação Aberta e a Distância do Ceará é uma oportunidade de se inserir no debate sobre a importância das tecnologias da Informação e comunicação nos processos formativos, enquanto estratégia de ampliação de acesso à qualificação dos trabalhadores da Saúde. Nesta oportunidade a ESP marca presença com apresentação de comunicações coordenadas, levando experiências das áreas de Educação, formação técnica, gestão e atenção à saúde, todos envolvendo ações no campo da EAD”, conta Ondina Canuto.
O evento acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto, e tem o objetivo de discutir a Educação a Distância (EaD) e a aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), tanto para o Ensino Superior, quanto para a Educação Básica.  
 
 
Outras servidoras também apresentaram seus trabalhos neste encontro, como Abigail de Paulo Andrade, com   “Contribuições do EaD na Especialização de Terapia Intensiva para Fisioterapeutas e Enfermeiros do Ceará”; Camila Campos, da área da Gestão, com o trabalho “Fortalecimento do Processo de Ensino-aprendizado em Saúde através da Comunicação em Ambientes” e a Sílvia Maria Negreiros com o projeto “Moodle Facilitando o Ensino no Mundo Virtual”.
Aos interessados, o encontro que acontece em Sobral está transmitindo as apresentações ao vivo, pelo link:  http://encontronacional.virtual.ufc.br/eadce/index.php/evento/transmissao-ao-vivo
Outras apresentações
 
 
No início do mês, de 06 a 08 de agosto, Ondina Canuto apresentou o trabalho, “Formação Técnica em Enfermagem: Integrando Ensino-Serviço para qualificar a atenção no Ceará”, no Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (SENADEn), em Maceió. O evento trouxe como tema central a “Educação em Enfermagem: qualidade, inovação e responsabilidade”.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE 
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)