II Curso de Princípios Básicos da Supervisão Clínico-Institucional realiza mais uma atividade

22 de agosto de 2014 - 10:33

Sex, 22 de Agosto de 2014 10:30
Dando continuidade ao II Curso de Princípios Básicos da Supervisão Clínico-Institucional da Rede de Atenção Psicossocial do Ceará (Raps), a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) recebe na manhã desse sábado, dia 23 de agosto, a atividade “Como eu faço supervisão?” promovido pela Escola de Supervisores Clínico-Institucional Dr. Nilson de Moura Fé.
O curso tem uma carga horária 120 horas, sendo 80 horas para teoria, 20 horas para prática de supervisão e 20 horas de reflexão prática. 
O objetivo é qualificar profissionais da área da saúde mental que atuam no SUS para o exercício da função de supervisão clínico-institucional da Rede de Atenção Psicossocial do Ceará, além de contribuir para a discussão, implantação, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde mental e educação permanente em saúde. 
Saiba mais
No sábado, 07 de agosto aconteceu a aula inaugural do II Curso de Princípios Básicos da Supervisão Clínico-Institucional da Rede de Atenção Psicossocial do Ceará ministrada pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Jackson Sampaio. 
 
 
Na aula inaugural o Reitor abordou a construção do processo histórico da supervisão clínico-institucional no Ceará, sendo um de seus precursores, trazendo também sua experiência enquanto supervisor em serviços de saúde mental tanto no interior quanto na capital, proporcionando um olhar crítico-reflexivo do processo.
Para a Coordenadora da Escola de Supervisores Clínico-Institucional da RAPS do Ceará Dr. Nilson de Moura, Talita de Lemos, a aula inaugural representou um momento de fortalecimento da aprendizagem e explicou “no Coletivo de Supervisores construímos uma grande Roda de Conversa, que contou com a participação dos 33 cursistas matriculados, dos cursistas da primeira formação em 2012, de supervisores clínico-institucionais da RAPS do Ceará, de apoiadores institucionais e profissionais convidados. E vai ser com esse diálogo de construção sócio-histórica que seguiremos nos próximos módulos, compreendendo todas as dimensões clínica, política, ética e de gestão que a prática da Supervisão Clínico-Institucional fomenta”.
No mês de setembro acontecerão os últimos módulos do curso, com os assuntos Dimensão Clínica na Atenção Psicossocial com a supervisão Clínico-Institucional e Fundamentos metodológicos no contexto da supervisão Clínico-Institucional.
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