Curso Técnico em Vigilância em Saúde promove aula em campo

11 de agosto de 2014 - 13:09

 
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS), promove, para os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, aulas em campo, referentes ao Módulo Específico III, Unidade Didática 1: Avaliação e Gerenciamento de Riscos.   
No dia 06 de agosto, a aula foi realizada no Parque Ecológico do Cocó, uma visita aos principais pontos da trilha, com o objetivo de identificar as ações e os riscos ambientais. Os alunos, também, assistiram a um vídeo explicativo sobre a biodiversidade da região.
A primeira visita aconteceu no dia 31 de julho, no mercado dos peixes, localizado na Avenida Beira Mar, promovendo uma reflexão sobre a qualidade dos alimentos e a sua comercialização. Foram observados quase 30 pontos de venda com os mais  variados tipos de frutos do mar.
“A Vigilância em Saúde não trata de um termo novo na saúde pública brasileira, mas sim de uma área que passou por grandes transformações ao longo dos anos. Todas essas transformações estão contribuindo para a reorientação das práticas de trabalho e para um olhar diferenciado sobre os condicionantes e determinantes em saúde, na busca pela integralidade da atenção. É  com este novo olhar, que a implantação da Vigilância em Saúde promoverá mudanças nas formas de trabalho em saúde”, comenta a Supervisora Pedagógica do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, Leoni de Jesus. 
 
 
O Objetivo do Curso Técnico em Vigilância em Saúde é compreender a vigilância como a articulação de saberes e práticas, referentes à Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e do Trabalhador, além de promover e proteger a saúde da população, através do controle dos fatores de riscos, relacionados à prestação de serviços e produção de bens de interesse sanitário, ao meio ambiente e saúde do trabalhador. 
“Para mim, esse momento foi bem rico, pois eu nunca tive a oportunidade de entrar no Parque Ecológico do Cocó. Aprendi muita coisa, inclusive os nomes de algumas plantas, que são bem científicas e valorosas para a flora. Para nosso Curso, essa visita foi bem enriquecedora, pois, nesse pouco espaço de tempo, a gente pôde adquirir muito conhecimento, que será desenvolvido e, com certeza, integrado dentro do Curso” , disse o aluno e Analista Epidemiológico da Regional II, Francisco Itamar Mendes.
Esse curso possui uma Matriz Curricular composta por 4 Módulos: Contextual Básico, Específicos I, II e III, correlacionando-os com práticas e teorias. No final de cada Módulo, os alunos vivenciam o Estágio Curricular Obrigatório. Atualmente, o Curso conta com  a participação de 28 alunos/trabalhadores do SUS. 
Saiba Mais:
Essa é a primeira turma do curso técnico em Vigilância em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e é voltado para profissionais de nível médio, que atuam no campo das vigilâncias em saúde da Rede SESA e secretarias municipais, e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).