ESP/CE promove Curso de Abordagem Sindrômica e Aconselhamento em DST/HIV

6 de agosto de 2014 - 10:17

Qua, 06 de Agosto de 2014 10:15
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças, da Secretaria da Saúde do Ceará, promove o “Curso de Abordagem Sindrômica e Aconselhamento em DST/HIV”. O curso acontecerá no período de 11 a 13 de agosto (1° módulo) e 25 e 26 de agosto (2° módulo) na ESP/CE.
O curso objetiva capacitar profissionais da rede de atenção primária de saúde na abordagem sindrômica das DSTs, aconselhamento de casos de DST/HIV/Aids e no manejo adequado de casos de sífilis. Com carga horária de 40 horas, o curso é coordenado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP/CE (Cevig).
Abordagem sindrômica de DST foi instituída no Brasil desde 1993 e objetiva identificar uma ou mais síndromes no portador de sintomas e/ou sinais compatíveis com DST, para então ser conduzido o caso de forma adequada. Apesar de parecer de fácil aplicação, essa abordagem não inclui somente o tratamento do portador da DST, mas a realização de um conjunto de ações complementares, como o aconselhamento, comunicação de parceiros e oferta sorológica de exames de sífilis, HIV e hepatites B e C. Seu êxito depende especialmente de profissionais capacitados nesse tipo de manejo de casos, que em razão da sua peculiaridade, exige habilidades essenciais de como lidar com as situações, resguardando-se os princípios do respeito, sigilo e a confidencialidade das informações.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)