ESP/CE inicia cursos a distância com foco na prevenção do câncer de colo do útero

1 de agosto de 2014 - 16:32

 
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS), iniciou os cursos a distância de Citopatologia Cervicovaginal e Ferramentas para o Diagnóstico do Câncer de Colo do Útero e HPV. 
 
O objetivo desses cursos é aprofundar o conhecimento de técnicos em Citopatologia, biólogos, biomédicos e outros profissionais na área da citopatologia, sobre as novas ferramentas utilizadas para a detecção de lesões precursoras do câncer de colo uterino e do papilomavírus humano (HPV), cujo envolvimento no processo carcinogênico é amplamente conhecido. 
 
O curso proporcionará aulas teóricas, incluindo estudos de casos e análises de imagens, para uma atuação mais segura no campo de trabalho, capacitando os profissionais para compreender o papel das alterações citológicas dos diferentes processos inflamatórios, pré-malignos e malignos, melhorando a qualidade do diagnóstico laboratorial do câncer cervical.
 
Os conteúdos serão divididos em três unidades didáticas com 20 horas cada. Em Citopatologia Cervicovaginal, será abordado o HPV e diagnóstico molecular; a automação em citopatologia; e o HPV oral e a sorologia.
 
Em Ferramentas para o Diagnóstico do Câncer de Colo do Útero e HPV, serão abordados: citologia normal, alterações benignas reativas e/ou reparativas na cérvice e principais micro-organismos que afetam o trato genital feminino; o HPV e lesões intraepiteliais de baixo e alto grau e atipias de significado indeterminado em células escamosas e glandulares, e por último as neoplasias.
 
Fátima Ferreira, técnica em citopatologia, egressa do Curso Técnico de Citopatologia da ESP/CE, atuando no Instituto de Prevenção do Câncer, comenta que “esperei muito por esse curso, pois é muito importante aprimorar nossa vivência com as células e nos atualizar para que possamos ajudar em um diagnóstico preciso e assim, alertar o paciente sobre os cuidados que deve ter na cura do HPV, prevenindo o câncer do colo de útero”, conta.
 
Cada curso tem carga horária de 60 horas, sendo uma atividade complementar da I Jornada Cearense de Citotecnologia, realizada na Escola de Saúde Pública do Ceará, no período de 01 a 03 de maio de 2014.
 
 Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE