ESP/CE inicia curso de aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde

15 de julho de 2014 - 16:29

A Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará deu inicio, nesta segunda-feira (14), a nova turma do Curso de aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde para os Agentes de Combates às Endemias e demais agentes que atuam em vigilância.
O Curso objetiva preencher as necessidades da classe em relação a capacitação profissional na área de combate às endemias e será voltado inicialmente para 240 supervisores, profissionais que desenvolvem um importante papel na saúde dos territórios.
O curso será composto de 168 horas de momentos teóricos/práticos e 12 de atividades externas, distribuídos em 4 módulos. Nesta primeira semana os alunos estarão refletindo sobre “Organização do SUS e o trabalho do Agente de Combate às Endemias”, em seguida “Vigilância em Saúde”, “Saúde do Trabalhador e Controle Químico” e por fim “Programas e Ações para prevenção e Controle de Endemias”. O curso tem uma carga horária total de 180 horas.
Para a diretora da DIEPS, Ondina Canuto, a formação foi cuidadosamente estruturada com o objetivo de oportunizar aos trabalhadores de combate às endemias novos processos de aprendizagem, que ampliem sua visão sobre o SUS e o campo da Vigilância em Saúde, aperfeiçoando a prática profissional dos ACE, qualificando a atenção à população dos territórios onde atuam. Também esteve presente na aula inaugural a Coordenadora do Centro de Controle de Zoonose, Socorro Furtado, que esteve acompanhando a preparação do curso e mobilizando seus participantes.
Felipe Lopes de Paiva, agente de Combate às Endemias e supervisor de frente da Secretaria Executiva Regional II de Fortaleza, conta que “esse curso vai engrandecer muito meu currículo profissional, pois vou aprender ainda mais a executar meu trabalho. As vezes a gente acha que está fazendo a coisa correta mas não está, então com esse aperfeiçoamento vou melhorar meu desempenho, tanto como profissional como com o relacionamento com o público e minha equipe”.
Para realizar este curso a ESP/CE conta com a parceria do Ministério da Saúde (MS), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza/Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde(CGTES).
Saiba Mais:
O Agente de Combate às Endemias vistoria residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais na busca de focos endêmicos. Faz a inspeção de caixas d’água, calhas e telhados, além de aplicar larvicidas e inseticidas. Também trabalha na orientação quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Seu trabalho é fundamental para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária.