ESP/CE forma mais 88 profissionais nível técnico

2 de julho de 2014 - 10:17

Qua, 02 de Julho de 2014 10:44

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio da Escola de Saúde Pública através da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde realizou no último dia 27 a Cerimônia de Formatura da primeira turma dos Cursos Técnicos em Análises Clínicas, Citopatologia, Hemoterapia e Radiologia, no Ginásio Paulo Sarasate.
Os cursos foram construídos e fundamentados na Política Nacional e Estadual de Educação Permanente, como uma estratégia para transformar e qualificar as práticas de saúde através da formação e desenvolvimento dos trabalhadores do setor saúde com o objetivo de formar profissionais técnicos, envolvidos com o compromisso social e a ética profissional no desempenho e suas funções, a fim de contribuir com a excelência da Atenção a Saúde e melhoria da qualidade de vida da população cearense.

A superintende da ESP/CE, Ivana Barreto, fez a abertura da solenidade e salientou a importância do momento vivido pelos formandos e pela Escola: “esse é um momento, não só de enriquecimento pessoal, mas também de enriquecimento de uma sociedade, que hoje, recebe esses profissionais formados pela Escola de Saúde Pública. Sabemos de todos os esforços que cada um fez para estar aqui, por isso tanta alegria. Nessas quatro turmas estão se formando 88 profissionais que irão contribuir para o trabalho de um SUS com mais qualidade”, afirmou a gestora.

Na ocasião a diretora de Educação Profissional da ESP/CE, Ondina Canuto, destacou que o desafio foi fazer com os alunos, que já são profissionais que trabalham no SUS, pudessem experimentar os conhecimentos práticos e desenvolver as competências previstas nas formações: “nós exercitamos o que é missão da Escola de Saúde Pública, integrar ensino-serviço, pois compreendemos que formar profissionais para o SUS passa por reconhecer, primeiro, que já sendo os estudantes, trabalhadores do SUS, já chegam com uma bagagem de conhecimentos dos seus serviços especializados, e segundo, de que é pelo trabalho e para o trabalho que se desenvolvem as competências necessárias para atuarem a partir das necessidades da nossa população e do SUS”, explicou.

Já para a formanda do Curso Técnico em Citopatologia que trabalha no Instituto de Prevenção do Câncer, Maria de Fátima Ferreira, o curso foi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e traçar novos objetivos “o Curso Técnico em Citopatologia, para mim, foi muito bom. Obtive conhecimentos enriquecedores, mediados pelos facilitadores. Vivenciei experiências inéditas junto ao mundo celular no laboratório da Escola. Posso dizer que fui vitoriosa ao enfrentar um mundo novo que e a Citopatologia me mostrou. Sou grata por tudo que aprendi e pelo grande apoio da ESP/CE, que não mediu esforços para nos apoiar” destacou a aluna.
Na ocasião, 88 alunos, profissionais do SUS, que tiveram formação técnica de 1.800 horas, iniciada em dezembro de 2011 concluída em junho de 2014 se formaram. A Cerimônia foi um momento de grande importância, pois refletiu a conquista de todos os envolvidos no processo de formação dos servidores do Sistema Único de Saúde no Ceará.

Estavam presentes no evento presidente do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CRTR-Ceará), Salomão de Sousa Melo; a diretora do Hospital Infantil Albert Sabin, Marfisa de Melo Portela; o diretor do Laboratório de Central de Saúde Pública (Lancen), Ricardo Carvalho; representando o Instituto de Prevenção do Câncer, Estefânia Mota Araripe; a diretora do Hemoce, Luciana Barros; representando o CEO Rodolfo Teófilo, Cleide; representando o CEO Joaquim Távora, Maria Esther; responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Messejana, Rosélia Coelho e Conselho Estadual de Saúde, Iranyr Soares.
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br )
Twitter: @espce
Facebook: espce