Começa segunda turma do Curso de Vigilância Epidemiológica e Imunopreveníveis

2 de junho de 2014 - 09:55

Seg, 02 de Junho de 2014 09:55 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Ceará, promove a segunda turma do Curso Básico de Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis.

 

A iniciativa objetiva capacitar profissionais que atuam na Vigilância Epidemiológica quanto às ações de  coordenação, monitoramento e avaliação das atividades de vigilância e controle das doenças imunopreveníveis em seu território.

 

O curso é voltado para os profissionais de saúde que atuam na Vigilância Epidemiológica do Sistema Único de Saúde do Ceará. Com carga horária de 40 horas, o curso é coordenado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE. A atividade acontecerá de 02 a 06 de junho, em Fortaleza.

Segundo a coordenação do curso, a ocorrência de casos novos de uma doença (transmissível ou não) ou agravo (inusitado ou  não), passível de prevenção e controle pelos serviços de saúde, indica que a população está sob risco e pode representar ameaças à saúde que precisam ser detectadas e controladas ainda em seus estágios iniciais. Uma das possíveis explicações para que tal situação se concretize encontra-se no controle inadequado de fatores de risco, por falhas na assistência à saúde e/ou das medidas de proteção, tornando imperativa a necessidade de seu esclarecimento para que sejam adotadas as medidas de prevenção e controle pertinentes. Nessas circunstâncias, a investigação epidemiológica de casos e epidemias constitui-se em uma atividade obrigatória de todo sistema local de vigilância epidemiológica.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce