12 de maio: Dia Mundial da Enfermagem

12 de maio de 2014 - 09:52

Seg, 12 de Maio de 2014 10:52

 

A atuação do enfermeiro, sob o olhar da equipe da saúde, revela-se a partir de relações e é apontada como elo de comunicação na equipe de saúde. A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa,família e coletividade.

 

O profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. Ele participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.

 

O profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. Exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará, como instituição formadora e capacitadora de profissionais de saúde, homenageia os profissionais de Enfermagem em seu dia, expressando seu reconhecimento na importância do trabalho desses profissionais em toda cadeia da saúde pública.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce