II Encontro de Enfermagem da Educação Profissional da ESP/CE

8 de maio de 2014 - 16:07

Qui, 08 de Maio de 2014 16:47 
 
Na última quarta-feira, dia 7 de maio, a Diretoria de Educação Profissional (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou o II Encontro de Enfermagem da Educação Profissional da ESP/CE: O perfil do profissional técnico em Enfermagem e a necessidade do SUS.

Estiveram presentes no Encontro a Diretora de Educação Profissional da ESP/CE, Ondina Canuto; a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-Ce), Celiane Maria Lopes; a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-Ce), Eucléa Gomes Vale, entre outras autoridades da saúde, além dos alunos do Curso Técnico em Enfermagem da ESP/CE.

 

Com o objetivo principal de valorizar a formação profissional técnica em Enfermagem na saúde, o Encontro também visou reunir os alunos do Curso Técnico em Enfermagem promovido pela ESP/CE para atualizá-los acerca do contexto de sua formação; compartilhar experiências entre alunos, educadores e colaboradores da ESP/CE a partir da aprendizagem significativa; dar visibilidade à formação profissional do Técnico em Enfermagem e promover o reconhecimento social da
profissão do Técnico em Enfermagem.

O Encontro foi desenvolvido numa programação diversificada que contou com rodas de conversas, exposições de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso e palestras sobre “O perfil do profissional Técnico em Enfermagem e as necessidades do SUS” e “O Técnico de Enfermagem e o SUS”.

Segundo Celiane Maria Lopes “o Coren-CE fica muito satisfeito em saber que o Governo do Estado do Ceará, por meio da sua Escola de Saúde Pública, se preocupa com a qualificação dos profissionais que estão nos hospitais e nos serviços de saúde promovendo momentos como este Encontro e Enfermagem da Educação Profissional”, afirma a gestora.

 

Saiba mais

No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale, inglesa, e Ana Néri, brasileira, ambas enfermeiras que se destacaram por seus trabalhos, dedicação e cuidado às vítimas de combates militares.

A Escola de Saúde Pública do Ceará, de 1993 a 2004, qualificou 9.961 auxiliares de Enfermagem e formou 1.620 Técnicos em Enfermagem no período de 2002 a 2012. Atualmente, desenvolve Cursos Técnicos em Enfermagem na modalidade presencial e semipresencial. As duas modalidades totalizam cerca de 300 profissionais em formação, distribuídos em 14 turmas em diferentes municípios do Estado.

Atuando nos mais diversos estabelecimentos de saúde e em outras áreas, os auxiliares e técnicos em Enfermagem são profissionais que se dedicam à profissão em nome de um serviço qualificado e humanizado. Para valorizar esses profissionais, foi instituído 12 de Maio como data em que se comemora o seu dia.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce