ESP/CE realiza formação para profissionais do Programa Academia da Saúde

2 de maio de 2014 - 10:37

Sex, 02 de Maio de 2014 10:37

Nos dias 28 e 29 de abril a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Extensão em Saúde (Ceesa) realizou o primeiro encontro presencial do Curso de Formação do Programa Academia da Saúde, voltado para secretários municipais, coordenadores e profissionais da Atenção Básica, profissionais de educação física, equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e gestores do Programa Academia da Saúde.

Com carga horária de 60h, o Curso é composto por atividades teóricas e práticas. O objetivo geral é capacitar profissionais para gestão e atuação no programa Academia da Saúde, visando promover práticas de produção de vida saudáveis e solidárias nos territórios. O projeto busca formar 915 profissionais do Estado do Ceará. Dessa forma, o Curso foi iniciado pela 2ª e 3ª Coordenadorias Regionais de Saúde (Caucaia e Maracanaú), visto a quantidade de pólos da Academia da Saúde nessas duas regiões. Assim, participam do Curso profisisonais dos seguintes municípios: Maracanaú, Caucaia, São Luis do Curu, São Gonçalo do Amarante, Redenção, General Sampaio, Paracuru, Pacatuba, Barreira e Acarape.

Ressalta-se que o Curso é destinado aos atores que tenham relevância na condução do Programa Academia da Saúde nos municípios, ou seja, gestores da Atenção Básica, profissionais do NASF, profissionais da equipe de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais de educação física, representantes do Controle Social, e profissionais de outras políticas públicas.

O Curso contou contou com a facilitação de Ivana Barreto, Superintendente da ESP/CE; Dagmar Soares, do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará; Odorico Monteiro, Coordenador do Mais Médicos no Ceará; e com a participação de Milena Soares Ferreira, Coordenadora da Atenção Básica de São Gonçalo do Amarante; e Nara Albuquerque Goes, Coordenadora Pedagógica do Curso Academia da Saúde.

Saiba mais

O Programa Academia da Saúde visa a contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de espaços públicos construídos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais; orientação de atividade física; promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local; além de práticas artísticas e culturais (teatro, música, pintura e artesanato). Seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os polos do Academia da Saúde são parte integrante da atenção básica, compondo mais um ponto de atenção à saúde. A organização e o planejamento dos polos são coordenados pela atenção básica e deve ser articulados com os demais pontos de atenção à saúde, além de estar vinculados a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) ou a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Criado pela Portaria nº 719, de 7 de abril de 2011, o Programa Academia da Saúde é resultante de uma política do Ministério da Saúde que busca, localmente, construir políticas e espaços de promoção da saúde, reconhecendo o território e a comunidade como atores fundamentais na articulação e reconhecimento dos determinantes sociais da saúde a partir da realidade local. A construção de polos, além de oferecer infraestrutura e equipamentos, deve articular práticas que promovam modos de vida saudáveis e que dialoguem com outras políticas como o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022; e como o alcance às metas e objetivos de desenvolvimento do milênio, em especial aquelas relativas à redução da pobreza e desigualdades.

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce