Especialização em Vgilância Sanitária é aprovada para Acreditação Pedagógica

16 de abril de 2014 - 15:01

Qua, 16 de Abril de 2014 12:01 
 
No dia 6 de março de 2014, o Conselho Provisório de Acreditação Pedagógica aprovou, por unanimidade, o parecer que trata da Acreditação Pedagógica do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do Ceará ESP/CE).

Com a aprovação, o referido curso ofertado pela ESP/CE, se ajusta a condição de Acreditado, considerando a perspectiva da melhoria contínua da qualidade proposta pela Acreditação Pedagógica.

O processo

A ESP/CE inscreveu, em caráter experimental, o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária no Sistema de Acreditação Pedagógica que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da qualidade da formação profissional pós-graduada em saúde pública e priorizar projetos pedagógicos voltados para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dando continuidade ao processo de Acreditação do Curso, foi enviado à ESP/CE uma agenda de trabalho e designados os avaliadores externos que receberam o relatório de autoavaliação e documentos comprobatórios emitidos pela instituição, seguido da visita de avaliação externa. A visita dos avaliadores externos aconteceu no período de 29 a 31 de setembro de 2013.

Após o cumprimento dessas atividades foi elaborado, pela equipe de colaboradores, um relatório que foi enviado para análise do Conselho Provisório de Acreditação Pedagógica.

Saiba mais

O Manual de Acreditação, a ser utilizado no processo de acreditação dos cursos lato sensu na área da saúde pública no Brasil, foi elaborado num encontro conduzido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz, em que estiveram presentes os Estados e suas diferentes instituições formadoras. Durante três anos, foram realizados seminários e oficinas de trabalhos, além de vários encontros com instituições formadoras e de gestão do SUS, com o objetivo de disseminar a proposta, criar consenso sobre o processo e elaborar o Manual. Esse  Manual será a base da implementação do sistema nacional dos cursos lato sensu em saúde pública.

A Acreditação, segundo o Manual, visa melhorar a qualidade dos cursos de uma instituição formadora. O objetivo é que ocorra uma mudança planejada de hábitos institucionais, avaliando-se suas fraquezas e forças e estabelecendo ações claras voltadas para garantir a melhoria da qualidade dos cursos.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce