ESP/CE divulga selecionados para Capacitação em Urgência e Emergência – Macro Fortaleza

14 de abril de 2014 - 19:35

Seg, 14 de Abril de 2014 16:35

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio da sua Diretoria de Pós-graduação em Saúde (Dipsa) divulga a lista de alunos selecionados para o projeto de capacitação para profissionais que atuam nas Portas de Entrada de Urgência e Emergência do SUS, no Serviço de Atendimento Móvel de rgências – SAMU 192 e no Pré-Hospitalar Fixo em Municípios do Estado do Ceará da Macro Fortaleza.

Nesta primeira etapa do projeto, os profissionais serão capacitados no reconhecimento e prestação dos primeiros atendimentos nas situações de urgência e emergência visando a prevenção das falhas evitáveis e a diminuição da morbi-mortalidade relacionadas à imperícia profissional.

Nas três Macro Regiões do Estado, as vagas se destinam respectivamente a profissionais de nível superior (médicos e enfermeiros) e médio (técnicos/auxiliares de enfermagem, socorristas, recepcionistas, telefonistas ou maqueiros): 240 e 600 vagas em Fortaleza, 120 e 200 vagas em Sobral e 120 e 200 vagas no Cariri. A carga horária é de 100 horas/aula presenciais e 100 horas/aula a distância para profissionais de nível médio e para profissionais de nível superior, 148 horas/aula resenciais e 152 horas/aula a distância.

A metodologia do Curso compreende atividades presenciais, mediados por facilitadores, atividades teóricas (aulas, discussão de casos, atividades de grupo) e treinamentos práticos (exercícios simulados e/ou aprimoramento de habilidades e atitudes na realização de procedimentos em kits móveis). Esses encontros presenciais serão realizados em locais previamente determinados no período e 25 de abril de 2014 a 13 de julho de 2014 (de acordo com a programação de cada macro regional). O currículo do Curso e a matriz curricular são elaborados e estruturados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde para SAMU e Regulação Médica, Acolhimento com Classificação de Risco, Incidente com Múltiplas Vítimas, Política Nacional de Humanização, Biosegurança e Segurança da Cena, Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida em Trauma, Cardiologia, Obstetrícia e Pediatria.

O Curso será baseado na construção e elaboração de conhecimentos de acordo com a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam o processo dialógico entre o facilitador e o participante. Nas atividades previstas para o Curso, estão a realização de trabalhos em grupos, exposições interativas, análise e estudo de situações problema, estudos dirigidos, exibição e debate de vídeos além de  atividades de educação à distância.

A relação dos alunos selecionados para as macro Cariri e Sobral, será divulgada nos próximos dias.

RELAÇÃO DOS ALUNOS SELECIONADOS – MACRO FORTALEZA  (CLIQUE AQUI)

RELAÇÃO DOS ALUNOS SELECIONADOS – MACRO CARIRI  (CLIQUE AQUI)

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES- CURSO DE CAPACITAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIAS

TURMA SUPERIOR I CARIRI