ESP/CE realiza formação para preceptores da Residência Integrada em Saúde

17 de março de 2014 - 15:15

Seg, 17 de Março de 2014 16:15

Na manhã dessa segunda-feira, 17 de março, iniciou na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a Habilitação e Formação para cerca de 300 preceptores da Residência Integrada em Saúde (RIS). Os encontros serão mensais durante os dois anos de duração da residência.
De acordo com a Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012 , os preceptores são profissionais  indispensáveis para assegurar o andamento das atividades desenvolvidas nos mais diversos cenários de prática da RIS-ESP/CE. Com objetivo de garantir a qualidade do Programa e a qualificação dos profissionais para o exercício da função de preceptoria, a ESP/CE, como Instituição Formadora pactuou com as Instituições Executoras uma formação para os preceptores de todas as ênfases que acontecerá uma vez por mês. Dessa forma, a função de preceptor em cada realidade será desempenhada de modo qualificado e contextualizado.

Na perspectiva da integralidade, da atenção e da formação em rede, a Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) integra dez programas de Residência Multiprofissional em Saúde e um programa de Residência em Área Profissional da Saúde. Tendo dois componentes, sendo, Componente Comunitário e Componente Hospitalar, com 11 ênfases, que são, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade, Cuidado Cardiopulmonar, Urgência e Emergência e Cancerologia.
Estiveram presentes ao evento a Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Ivana Barreto, o representante do Ministério da Saúde na Coordenação Geral do Programa Mais Médicos no Ceará, Odorico Monteiro, a Coordenadora Geral da RIS-ESP/CE, Amanda Frota, a Coordenadora Pedagógica da RIS-ESP/CE, Nara Goes. Além dos Coordenadores das ênfases comunitárias: Saúde da Família e Comunidade Pedro Santos, Saúde Mental Coletiva Márcia Lustosa e Núbia Caetano, Saúde Coletiva Rosane de Lucca e Luisa Cela.
Coordenadoras das ênfases hospitalares também estavam presentes: Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade Aila, Cuidado Cardiopulmonar Maria Tereza Morano, Neonatologia Tatiana Medeiros, Enfermagem Obstétrica Marilene Alves, Infectologia Maria Lúcia Duarte, Pediatria Noeme Moreira, Urgência e Emergência Mary Landy e Cancerologia Juliana Burlamaqui.
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce