Cerca de 300 residentes são recepcionados pela ESP/CE

17 de março de 2014 - 09:49

SEG, 17 de Março de 2014 08:15

A Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com os Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou na manhã da última sexta-feira, 14 de março, a Solenidade de Abertura da Residência Médica 2014.

A superintende da ESP/CE, Ivana Barreto acolheu os cerca de 300 residentes, agradeceu as instituições parceiras e falou da importância do momento “Estamos fazendo história com a formação desses profissionais e tentando suprir um pouco da necessidade da nossa população. O Governo Estadual vem nos dando suporte com os Hospitais Regionais, com as Policlínicas e UPAs, agora temos que trazer os profissionais para ocupar seus espaços” estacou a gestora.

Em 2014 a ESP/CE ofereceu 310 vagas para Residência Médica, ampliando a sua oferta em 22 vagas em relação ao ano passado. Também em 2014 foram criados seis novas Programas de Residência Médica. São eles: Cirurgia Digestiva; Clínica Médica; Medicina Intensiva; Neurofisiologia Clínica; Psiquiatria; Obstetrícia e Ginecologia.

No Ceará, as bolsas do residentes são pagas com recursos do Governo do Estado. Estão previstos cerca de 14 milhões de reais para 2014 destinados ao pagamento de bolsa de residências médicas. Nos últimos quatro anos, 1.433 médicos residentes foram beneficiados pela Residência Médica da SESA-ESP/CE.
Na ocasião, foram homenageados os residentes a primeira Turma de Residência em Pediatria Da SESA-ESP-SMS que estavam concluindo o curso, os colegas que contribuíram para expansão da Residência Médica Em 2012/2013, os preceptores e residentes destaques em 2013, da Supervisora do Programa de Pediatria em Rede da ESP/CE, Alciléa Carvalho e a Supervisora do Centro de Residência Em Saúde da ESP/CE.
Estavam presentes a Secretária Adjunta da Saúde, Lilian Beltrão, o representante do Ministério da Saúde na Coordenação Geral do Programa Mais Médicos no Ceará, Odorico Monteiro, Comissão Nacional de Residência Médica, Maria do Patrocínio Tenório, Diretor de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC), Renan Montenegro, represente da Comissão Estadual de Residência Médica, Salustiano Gomes, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Wilames Freire, representando a Reitora da Universidade de Fortaleza, Norberto Frota, o reitor da Faculdade Christus, José Rocha e a supervisora do Centro de Residência em Saúde da ESP/CE, Silvia Melo.
Também estavam presentes os Supervisores dos Programas de Residência, os Diretores das instituições que receberam os residentes, além de representantes das instituições de ensino médico do Estado do Ceará.
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce