ESP/CE realiza Solenidade de Abertura da Residência Médica

13 de março de 2014 - 08:54

Qua, 13 de Março de 2014 09:00
Na próxima sexta-feira, 14 de março, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com os Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) irá realizar a Solenidade de Abertura da Residência Médica 2014. Na ocasião, onde serão acolhidos cerca de 300 médicos residentes, estarão presentes o Secretário da Saúde, Ciro Gomes, o Diretor de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários da UFC, Renan Montenegro, e a Superintendente da ESP/CE, Ivana Barreto.
Também estarão presentes no evento os Supervisores dos Programas de Residência, os Diretores das instituições que recebem os residentes, além de representantes das instituições de ensino médico do Estado do Ceará.  
Após a solenidade abertura, a ESP/CE preparou uma programação para os residentes composta por quatro conferências: Humanização e Humanidade em Medicina; 70 Anos de Residência Médica no Brasil; Residência Médica no Ceará: Expansão e Interiorização; Redes de Atenção à Saúde no Brasil e no Ceará. Após as conferências haverá ainda uma homenagem aos preceptores e médicos residentes que se destacaram em 2013 e a solenidade de conclusão da primeira turma de Residência Médica de Pediatria em Rede da SMS/ESP/SESA, fruto da construção conjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza com Escola de Saúde Pública do Ceará e a Secretaria de Saúde do Estado.
Saiba mais
Em 2014 a ESP/CE ofereceu 310 vagas para Residência Médica, ampliando a sua oferta em 22 vagas em relação ao ano passado. Também em 2014 foram criados seis novas Programas de Residência Médica. São eles: Cirurgia Digestiva; Clínica Médica; Medicina Intensiva; Neurofisiologia Clínica; Psiquiatria; Obstetrícia e Ginecologia. 
No Ceará, as bolsas do residentes são pagas com recursos do Governo do Estado. Estão previstos cerca de 14 milhões de reais para 2014 destinados ao pagamento de bolsa de residências médicas. Nos últimos quatro anos, 1.433 médicos residentes foram beneficiados pela Residência Médica da SESA-ESP/CE.
 
Serviço
 
Solenidade de Abertura da Residência Médica 2014
Horário:10h30min
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará
Endereço: Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles
Mais informações: 3101.1424
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce