Capacitação em Urgência e Emergência: inscrições abertas
10 de março de 2014 - 08:37
Nesta primeira etapa do projeto, 1.480 profissionais serão capacitados no reconhecimento e prestação dos primeiros atendimentos nas situações de urgência e emergência visando a prevenção das falhas evitáveis e a diminuição da morbi-mortalidade relacionadas à imperícia profissional.
Nas três Macro Regiões do Estado, as vagas se destinam respectivamente a profissionais de nível superior (médicos e enfermeiros) e médio (técnicos/auxiliares de enfermagem, socorristas, recepcionistas, telefonistas ou maqueiros): 240 e 600 vagas em Fortaleza, 120 e 200 vagas em Sobral e 120 e 200 vagas no Cariri. A carga horária é de 100 horas/aula presenciais e 100 horas/aula a distância para profissionais de nível médio e para profissionais de nível superior, 148 horas/aula presenciais e 152 horas/aula a distância.
A metodologia do Curso compreende atividades presenciais, mediados por facilitadores, atividades teóricas (aulas, discussão de casos, atividades de grupo) e treinamentos práticos (exercícios simulados e/ou aprimoramento de habilidades e atitudes na realização de procedimentos em kits móveis). Esses encontros presenciais serão realizados em locais previamente determinados no período de 25 de abril de 2014 a 13 de julho de 2014 (de acordo com a programação de cada macro regional). O currículo do Curso e a matriz curricular são elaborados e estruturados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde para SAMU e Regulação Médica, Acolhimento com Classificação de Risco, Incidente com Múltiplas Vítimas, Política Nacional de Humanização, Biosegurança e Segurança da Cena, Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida em Trauma, Cardiologia, Obstetrícia e Pediatria.
O Curso será baseado na construção e elaboração de conhecimentos de acordo com a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam o processo dialógico entre o facilitador e o participante. Nas atividades previstas para o Curso, estão a realização de trabalhos em grupos, exposições interativas, análise e estudo de situações problema, estudos dirigidos, exibição e debate de vídeos além de atividades de educação à distância.