Aberta inscrições para Curso de Atualização em Atenção Domiciliar para a Pessoa Idosa

4 de fevereiro de 2014 - 14:13

Ter, 04 de Fevereiro de 2014 14:43 
 
A atenção domiciliar, pauta de discussão das políticas de saúde na contemporaneidade e de investimentos em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de saúde, cada vez mais se mostra como instrumento relevante de assistência em diversos contextos.

Considerando as demandas decorrentes do envelhecimento populacional e da transição epidemiológica que o acompanha, a atenção domiciliar se destaca como estratégia para a qualificação da gestão do cuidado ao idoso, grupo etário que tem demandado respostas eficientes e eficazes.

Nesse sentindo, o Grupo Técnico Saúde do Idoso – GT Saúde do Idoso do Núcleo de Atenção Primária da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e o Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) lançam o Curso de Atualização em Atenção Domiciliar para a Pessoa Idosa no Âmbito do SUS que vem somar aos esforços de articulação do GT Saúde do Idoso do Ceará e da Área Técnica Saúde do Idoso do Ministério da Saúde no eixo formação de recursos humanos em Geriatria e Gerontologia.

O Curso, com carga horária de 120 hs, em atividades teóricas e práticas, discutirá temáticas como marcos conceituais em atenção domiciliar; fundamentos em geriatria e gerontologia; evidências clínicas em saúde do idoso; atenção integral e interdisciplinar; grandes síndromes geriátricas; cuidador de idosos; gestão do cuidado na atenção domiciliar ao idoso, que acontecerão em três módulos intensivos de 40hs, com início previsto para a semana de 17 a 21 de fevereiro 2014, no Hotel Mareiro.

O corpo docente é formado por expertises em Atenção Domiciliar e Geriatria e Gerontologia, como recomendam as políticas públicas para o idoso, entre estes Maria Helena Aires L. Barreira (Coordenadora Estadual da Saúde do Idoso da Sesa), Danielle Ferreira, Lilia Gondim, Tulia Garcia, Rosina Gabrielle, entre outros.

Serão ofertadas 200 vagas para profissionais de nível superior do SUS, destinadas prioritariamente para os que integram equipes de atenção domiciliar e profissionais recrutados por equipes ainda em fase de organização além dos demais interessados. O trabalhador deverá apresentar Carta de Liberação do Gestor.

As inscrições para a seleção do Curso estão abertas no site da ESP/CE, de 4 a 9 de fevereiro, para os interessados em atualizar competências profissionais para uma atuação efetiva na atenção domiciliar para a pessoa idosa no âmbito do SUS, por meio da proposição de estratégias metodológicas pautadas nos princípios da educação permanente em saúde, que propiciem uma aprendizagem significativa e uma possibilidade de transformação das práticas profissionais. Haverá seleção se a demanda for maior que a oferta. A previsão de resultado da seleção é para o dia 10 de fevereiro e matrícula nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Para além dos objetivos da atenção domiciliar, entre os quais, contribuir para a otimização dos recursos e do atendimento ambulatorial, reintegrar o paciente em seu núcleo familiar e de apoio, proporcionar assistência humanizada e integral, potencializar  aproximação da equipe de saúde com a família, o Curso Atenção Domiciliar para a Pessoa Idosa no Âmbito do SUS preocupa-se em  beneficiar a população idosa, dentro de um modelo geriátrico e gerontológico que visa, na medida do possível, preservar ao máximo sua autonomia, recuperar a independência funcional e mantê-lo participativo  aumentando, assim, a qualidade de vida deste e de seus familiares e cuidadores.

Mais informações: 3101.1405 (Ceats) ou 3101.5198 (GT Saúde do Idoso/Nuap/Sesa)

Clique aqui para fazer sua inscrição

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce