ESP/CE promove Curso Técnico em Citopatologia

27 de agosto de 2013 - 12:41

Ter, 27 de Agosto de 2013 13:50  

A Escola de Saúde Pública (ESP/CE) por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS) está promovendo o Curso Técnico em Citopatologia. A formação é voltada para os profissionais como técnicos em enfermagem, técnico em anatomia, auxiliar de laboratório, auxiliar de enfermagem, técnico em análises clínicas e técnico em patologia clínica. O técnico em citopatologia trabalha em laboratório de citopatologia. Este tem conhecimento de citologia e histologia.

 
Atualmente o curso realiza o Estágio Supervisionado II, onde é feita leitura intensiva de lâminas de amostras cervicais para a Identificação de diversos processos infecciosos e inflamatórios. Em setembro, será iniciado o último Módulo do curso, onde Serão abordados temas relacionados aos lesões intra-epiteliais de baixo e alto grau e, posteriormente, neoplasias malignas escamosas e glandulares, bem como o último estágio. O curso  foi iniciado em 2012 e possui carga horária de 1.200h e 600h de estágio.  

Segundo a coordenadora do curso Morgana Barboza, o objetivo é formar profissionais de nível médio para atuarem na área da saúde observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a fim de contribuir com a excelência da atenção a saúde e melhoria da qualidade de vida da população cearense. “Almejamos formar profissionais capacitados para discutir o papel das alterações citológicas dos diferentes processos inflamatórios, pré-malignos e malignos, permitindo uma atuação eficiente no campo de trabalho, a fim de contribuir com a qualidade no diagnóstico laboratorial do câncer cervical” explica Morgana.

O citotécnico deve ter lido ao final do curso 2 mil lâminas. Estes profissionais também realizarão uma prova de suficiência aplicada pela Sociedade Brasileira de Citopatologia para que possam exercer a profissão.

 
Galeria de imagens 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE