ESP/CE realiza Curso Básico de Investigação de Surtos
3 de junho de 2013 - 09:57
O Curso, que é voltado para técnicos de nível superior das Secretarias Municipais de Saúde responsáveis pela vigilância epidemiológica nos municípios, terá carga horária de 40 horas semanais. A formação tem como o objetivo principal instrumentalizar os profissionais para investigação epidemiológica de surtos de problemas de Saúde Pública locais, apoiando investigações mais complexas.
A dinâmica do perfil epidemiológico das doenças, o avanço do conhecimento científico e algumas características da sociedade contemporânea têm exigido não só constantes atualizações das normas e procedimentos técnicos das Vigilâncias (Ambiental, Epidemiológica e Sanitária), mas também o desenvolvimento de novas estruturas e estratégias capazes de atender aos desafios que vêm sendo colocados.
Esse cenário demanda a inclusão de novas estratégias de enfrentamento, ampliando as ações de vigilância em saúde, bem como o escopo de doenças sob vigilância. Todo sistema de vigilância, para ser efetivo, deve ser permanentemente atualizado, incorporando as inovações científicas e tecnológicas que reconhecidamente são capazes de imprimir melhorias à sua abrangência e qualidade, especialmente aquelas que elevam o impacto de suas ações.
A investigação de Eventos de Saúde Publica de Importância Internacional exige diversos atributos e qualificações por parte dos profissionais envolvidos na missão de investigar. Além dos elementos conceituais, exige-se postura ética frente às pessoas e instituições, além da delicada arte de trabalhar em equipe.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE